Pesquisar
Close this search box.

´Só por cima do meu cadáver´

Divulgação

A secretária de Saúde, Simone Papaiz, destacou que a instalação de uma unidade de apoio no hospital da Universidade Nilton Lins foi uma decisão assertiva por parte do Governo do Estado e já estava prevista no Plano de Contingência estadual, que orienta as ações de enfrentamento à Covid-19. Ela destacou que a doença tem desafiado sistemas de saúde ao redor do mundo pela demanda elevada por leitos de internação. Por isso, a situação de emergência “exige tomadas de decisão rápidas para ampliar a capacidade de assistência”. A unidade tem capacidade para 400 leitos. Na noite da véspera, o juiz César Luís Bandieira havia determinado a suspensão do contrato, decisão que é alvo de recurso do Governo do Estado. O governador Wilson Lima (PSC) reagiu duramente ao movimento do magistrado, dizendo que este havia se baseado em “fake news”. E usou uma frase de efeito para demonstrar sua indignação, ao dizer que as obras no hospital de apoio só seriam interrompidas se alguém passasse por cima do seu cadáver.

Desculpas

O discurso do governador desagradou a Associação dos Magistrados, que distribuiu nota reclamando dele e solidarizando-se com o juiz. Por isso, Wilson Lima gravou um vídeo no início da noite desculpando-se pela declaração forte e reafirmando que não concordava com a decisão, mas não queria problemas com a Justiça.

Outra decisão

O juiz da 4ª. Vara de Fazenda Pública, Paulo Fernándes Britto Feitoza, acatou ação do Ministério Público do Amazonas e elencou uma série de medidas que o Governo do Amazonas deve adotar para enfrentar a pandemia de coronavírus. Entre as medidas, o funcionamento integrado do hospital Delphina Aziz e a contratação de leitos do HUGV e da Beneficência Portuguesa.

Boa medida

Na capital e no interior, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável, está adquirindo parte do que seria comercializado nas feiras de produtos regionais. A realização das feiras está suspensa, em cumprimento ao decreto governamental e as recomendações do Ministério da Saúde, para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Doação

O Governo doou mais 134 toneladas de produtos regionais e uma tonelada de lanches produzidos pelos empreendedores participantes das Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável. Os alimentos foram entregues para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria de Assistência Social e Fundo de Promoção Social, responsáveis pela distribuição às entidades que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social.

Exportação

A Secretaria de Estado da Educação assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Sergipe, para disponibilizar os conteúdos do projeto “Aula em Casa” aos estudantes sergipanos. A partir de segunda-feira (20), os alunos já poderão acompanhar as videoaulas por meio de um canal aberto na TV Aperipê.

Computadores

A Secretaria de Estado da Saúde firmou parceria com a Associação Polo Digital de Manaus e a empresa social Descarte Correto para, juntos, arrecadarem 300 computadores a serem instalados no hospital da Nilton Lins, para enfrentamento ao novo coronavírus. A APDM e a Descarte Correto lançaram uma campanha de arrecadação e, até o momento, já conseguiram mais de 100 computadores, que estão sendo restaurados. 

Conservação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente publicou um edital de credenciamento para selecionar organizações da sociedade civil que estejam aptas a executar estudos e programas voltados à conservação e proteção do meio ambiente, sobretudo nas Unidades de Conservação estaduais. A habilitação das instituições pode ser feita em até 30 dias úteis, a partir da publicação do edital. Podem participar do processo instituições privadas sem fins lucrativos que atendam as exigências previstas no edital de credenciamento.

Água

No período de enfrentamento do novo coronavírus na capital, a maioria dos manauaras permanece em casa após recomendações de órgãos de saúde e governamentais para adoção da quarentena, com o intuito de diminuir o risco de contaminação pelo vírus. A água tratada passou a ser um item essencial no combate a pandemia, principalmente no processo de higienização das mãos. Por isso, a concessionária Águas de Manaus está recomendando o consumo consciente.

Frases

“Em plena pandemia estamos inaugurando obras.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, sobre a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Nossa Senhora das Graças, ontem

“Vamos juntos, continuar atuando dentro da lei e da ordem, mas em defesa da vida.” Wilson Lima (PSC), governador do Estado, em nota oficial

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar