Pesquisar
Close this search box.

Só parece…

O Português EM GOTAS mergulha no quotidiano e dele pinça curiosidades que às vezes passam despercebidas, mas que é bom darmos atenção a elas. Hoje traremos algumas dessas curiosidades que têm tudo a ver com a nossa saúde.

LEITE INTEGRAL X COMPOSTO LÁCTEO

O leite integral, como o nome propõe, mantém íntegra a quantidade de gordura que carrega, estando ela presente nesse tipo de leite que tem maior valor lipídico. Já o composto lácteo é um produto resultante da mistura de leite (no mínimo 51%) e de outros ingredientes lácteos ou não lácteos. Não pode ser chamado de “leite” pelo fato de ter outros ingredientes em sua composição. É feito a partir do leite e do leite reconstituído (produto resultante da dissolução em água do leite em pó, adicionado ou não, de gordura láctea, até atingir o teor gorduroso fixado para o respectivo tipo). 

PRESUNTO X APRESUNTADO

O apresuntado é uma espécie de presunto de segunda categoria: tem menos carne e mais gordura. Os dois são fabricados com carne de porco, mas as regras do Ministério da Agricultura são bem mais rígidas para o presunto do que para o apresuntado. Vamos às definições. “Presunto.
Tipo de carne: só entra carne do pernil (pata traseira), a parte mais nobre do porco. Valor nutritivo: tem cerca de 18% de proteína e apenas 1% de carboidrato”. “Apresuntado. Tipo de carne: vale tanto carne do pernil quanto da paleta (pata dianteira). Valor nutritivo: tem cerca de 13% de proteína e 5% de carboidrato”. Vejam que, por extensão, a nomenclatura “presunto” também é usada para a carne de peru, logo, “presunto de peru”.

AROMATIZANTES X FLAVORIZANTES

Os aromatizantes são aditivos químicos naturais ou artificiais usados para dar ou realçar o sabor e o aroma aos alimentos, remédios, perfumes e cosméticos etc. Rigorosamente falando, os aromatizantes conferem e realçam o aroma. Por outro lado, os flavorizantes também são aditivos químico, mas são produzidos artificialmente, eles conferem e realçam o aroma e o sabor. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar