Sites de empresas têm obrigação de facilitar a vida de internautas

Segundo dados do Ibope/NetRatings e IAB Brasil coletados no primeiro semestre deste ano, existem mais de 36,9 milhões de internautas no Brasil. Com esse número de internautas somado com os investimentos em publicidade e marketing na internet, será que quando o consumidor entra no site da empresa ele se sente satisfeito no que diz respeito a forma com que as informações estão disponibilizadas e alcança seu objetivo?

Sites que pedem um cadastro para que o usuário continue a navegação, pop-up’s e até mesmo a disposição de botões de difícil visualização são fatores que muitas vezes fazem o visitante desistir da navegação.
Umas das empresas especializadas em internet no Brasil é a Mídia Digital, agência interativa com escritórios em Curitiba e São Paulo, que conta com uma área exclusiva para aplicação de testes de usabilidade em sites.

De acordo com as necessidades de cada projeto, a agência recruta um grupo de internautas com o perfil almejado pelo cliente e individualmente aplica um questionário pré-teste e propõe algumas interações com o portal em avaliação – todas as manifestações do usuário são registradas e também é medido o tempo que ele leva para localizar uma informação e se chegou a essa informação dentro da arquitetura proposta ou se foi necessário recorrer a soluções de buscas, por exemplo. Nesse processo, todos os cliques do internauta são monitorados.

Meio termo

Alessandra Fraresso, gerente de planejamento e atendimento da Mídia Digital revelou que tanto a falta quanto o excesso de informações confundem o internauta, que não é raro ficar perdido diante da poluição visual de uma página.

Segundo ela, a área visível, no início da barra de rolagem, é onde devem ser concentradas as informações mais importantes de um site, mas muitos portais colocam dados ou botões abaixo da barra de rolagem, dificultando a localização. Em outros casos, a nomenclatura de áreas e botões não são intuitivas e de fácil compreensão.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email