Pesquisar
Close this search box.

Sistema de transporte para Manaus agora será debatido

Os deputados estaduais deram início, no final da ultima semana, a uma série de audiências públicas para discutir a Copa de 2014, da qual Manaus será uma das subsedes. “A Manaus da Copa 2014: Desafios do Transporte Coletivo, problemas e soluções” foi o tema discutido na 1ª audiência, onde foi apresentado o projeto de mobilidade urbana do governo do Estado, que está sendo licitado e o da Prefeitura de Manaus, o BRT (BUS Rapid Transit).
De autoria da deputada Conceição Sampaio (PP), a audiência contou com a presença da relatora da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, deputada Rebeca Garcia (PP), do representante da Secretaria de Planejamento do Estado, Manuel Paiva, o representante da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura), Claudemir Andrade, a vereadora Socorro Sampaio, além de outras autoridades locais, deputados e representantes de cooperativas e de associações de bairro.
Conceição Sampaio lembrou que com o término da Copa na África do Sul, em julho, o mundo vai voltar seu olhar para o Brasil, que vai sediar o evento esportivo em 2014. “Nessas discussões, poderemos corrigir falhas e até preparar um plano B se assim for necessário”, avaliou.
O engenheiro Manuel Paiva, informou que a Fifa determina não somente que as capitais subsedes tenham projeto de estádio, de embelezamento da cidade, melhoria na educação, mas principalmente de mobilidade urbana a fim de que as pessoas tenham condições de deslocamento, inclusive os cadeirantes. Por isso, afirmou que o projeto de mobilidade urbana da capital amazonense é importante e envolve recursos estaduais, federais e municipais.
Segundo Paiva, o transporte público de passageiros consiste na melhoria das condições de tráfego e de acessibilidade das pessoas na área central da cidade, desde o acesso ao aeroporto, hotéis, parques. O engenheiro informou que o projeto foi estudado por dois anos e o governo decidiu que o mesmo não deve ser voltado apenas para o turista, mas na população como um todo, envolvendo as zonas norte e leste.
De acordo com Paiva, o monotrilho é um novo padrão de transporte que pode ser integrado ao ônibus convencional, ao transporte aquaviário, rodoviário intermunicipal e individual, por meio de kombis. “A intenção do governo é obter uma concepção global que abranja a todos”, garantiu.
Paiva informou que a intenção do governo do Estado é iniciar as obras do monotrilho em setembro, cujo investimento é de R$ 1,327 bi, sendo R$ 600 milhões da Caixa Econômica o restante é do governo do Estado.

Comissão quer evitar que haja dispensa de licitação

Rebeca Garcia disse que até o fim deste ano as subsedes da Copa de 2014 terão que efetivamente iniciar as obras de preparação das respectivas cidades. A grande preocupação da comissão é evitar que esse prazo se torne curto e com isso haja dispensa de licitação e o que é pior que os serviços sejam contratados de forma elevada, com isso as empresas tenham que usar o material disponível no mercado, sem que haja tempo para negociação de preço. “Dessa maneira a obra ficará mais cara”, avaliou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar