Simulador do Tesouro Nacional ajuda pessoa física a aplicar em títulos públicos

Investir em títulos públicos está mais fácil. Pessoas físicas têm agora um novo simulador, que mostra com detalhes o funcionamento do Tesouro Direto e ajuda a escolher o título mais adequado aos objetivos de quem está investindo. A ferramenta, lançada pela Secretaria do Tesouro Nacional e BM&F (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros) da Bovespa, (Bolsa de Valores de São Paulo) está disponível no site www.tesouro.gov.br.
O simulador é gratuito. Para ter acesso ao conteúdo, o investidor precisa apenas fazer o cadastro com nome, CPF, login e senha. A simulação parte de um desejo do investidor, como fazer uma viagem, ter casa própria, comprar um carro, garantir a aposentadoria ou os estudos e até ser um milionário. Definido o objetivo, o investidor diz quanto pode investir ou o valor que pretende ter ao final e o simulador mostra os resultados, além de uma comparação com a caderneta de poupança.
O processo é simples e pode ser feito até por quem não tem experiência em investimento. Também é possível acessar um curso online. “O simulador tem o papel de transformar esse assunto, muitas vezes árido, numa maneira fácil e simples para o novo investidor que não é familiarizado com o assunto”, explicou o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Paulo Valle.
O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos a pessoas físicas criado pelo Tesouro Nacional em parceria com a Bolsa em 2002. O valor mínimo da aplicação é de R$ 100 e as transações podem ser feitas pela internet. Como a compra é realizada diretamente pelo investidor, não há os custos de intermediação cobrados pelas instituições financeiras. Os investimentos podem ser de curto, médio ou longo prazo e têm baixo risco. O número total de investidores do Tesouro cadastrados até o final de julho atingiu 163.119, o que representa aumento de quase 30% em um ano.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email