Símbolo de uma classe no Amazonas

Símbolo de pioneirismo e disposição com ar sempre inovador José Azevedo representa o setor do comércio com maestria neste dia 16 de junho, dedicado aos comerciantes. Empresário visionário, próximo de completar 80 anos, o presidente do Grupo TV Lar está participando da Eletrolar Show 2013, a 8ª edição da maior feira de negócios para indústria e o varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos da América Latina, realizada em SP até quinta-feira (18) em São Paulo. “Venho participar deste grandioso evento para garantir mais novidades tecnológicas para nossos clientes no Amazonas”, disse José Azevedo ao Jornal do Commercio.

Comerciante esquecido

Cidadão de um carisma que cativa a todos que o rodeiam, característica marcante de um ícone do setor comercial amazonense, José Azevedo lamenta que o Dia do Comerciante esteja esquecido e até desvalorizado diante de um Pólo Industrial que se fortifica com as discussões polemicas. Mas, que da mesma forma, os empresários do comércio tem sua importância para o desenvolvimento da região, da economia e da sociedade.

A história

Além de empresário, Azevedo é consul honorário de Portugal, país do qual recebeu o título de Comendador, e dá a sua contribuição na centenária ACA (Associação Comercial do Amazonas), na Fecomércio (Federação Amazonense do Comércio), no Sindicato do Comércio do Amazonas, dentre outras entidades de classe.
Com quase 80 anos, José Azevedo tem uma história marcada pela dedicação ao trabalho e pela perseverança. Português da cidade de Albergaria-a-Velha, no Distrito de Aveiro, o empresário chegou a Manaus em novembro de 1934 junto com seus pais, com pouco mais de um ano de idade. A necessidade de trabalhar começou na infância, já que precisava entregar as roupas que sua avó lavava e engomava para a clientela.
“Comecei bem cedo a minha luta e o objetivo era um só: tirar a minha avó daquela vida sacrificada que era submetida para sustentar a mim e minha irmã. Ela lavava roupas todos os dias. Depois de engomá-las, mandava eu entregar a trouxa para o freguês. Cresci querendo tirá-la do serviço e consegui”, recorda.
A história do Comendador José dos Santos da Silva Azevedo se resumiu em um livro, de autoria do escritor Abrahim Base, uma obra de 385 páginas, que poderá servir de exemplo às gerações futuras, pelo trabalho que desenvolve e pelos ideais que defende em benefício da sociedade.

Medalha premia mérito comercial no Amazonas

De acordo com o Assessor de economia e membro da diretoria da Fecomércio-AM, José Fernando Pereira da Silva a “Ordem do Mérito Comercial do Amazonas” é destinada a agraciar personalidades que pelos seus serviços ou méritos excepcionais contribuíram para com as entidades do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Amazonas, e será realizada no dia 26 de julho, no Salão de Festas Zezinho Corrêa, no Sesc Balneário, a partir das 20 horas.
José Fernando informou que neste ano, serão condecorados o ministro, relator da Constituinte de 1988, senador da República, advogado e consultor da CNC (Confederação Nacional do Comércio) Bernardo Cabral; o Comandante Militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa como Gran Oficial; o vereador pelo município de Manaus, Mário Frota; o empresário e presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) Antônio Silva e o empresário e diretor-presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Phelippe Daou, no grau Comendador.
A Ordem do Mérito Comercial do Amazonas foi instituída pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas, por meio da portaria nº. 001/2008, datada de 13 de maio de 2008. A Ordem Honorífica tem por finalidade homenagear personalidades físicas, jurídicas e organizações nacionais e internacionais, que se destacam no segmento empresarial, cultural, científico, político, religioso, social e na defesa da livre empresa no Amazonas.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email