Sidney Leite denuncia abandono da saúde indígena no rio Negro

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas nesta terça-feira (10), o deputado Sidney Leite (DEM) fez um relato de suas visitas aos municípios do alto Solimões e alto rio Negro durante o feriado da Semana da Pátria. O parlamentar lamentou a ausência do governo federal na região de fronteira no rio Negro.
Segundo Sidney Leite, que visitou comunidades indígenas no alto rio Içana, o governo federal está humilhando os indígenas brasileiros quando deixa no abandono as 15 aldeias da região. Elas não contam com um polo básico de saúde, a única escola está em precárias condições. Além disso, os moradores não têm meios de transporte para chegar à sede do município de São Gabriel da Cachoeira onde recebem seus benefícios e atendimento de saúde.
“Não há em São Gabriel da Cachoeira –que congrega em torno de 20 etnias –nenhum polo básico de saúde construído ou instalado pelo governo federal. A Ação, onde funciona o polo básico, é uma casa construída pelas lideranças indígenas feita de madeira e barro, coberta de palha, de chão batido, sem as mínimas condições de funcionamento”, disse o parlamentar.
Segundo Sidney Leite, as dificuldades são tantas que, quando o indígena se desloca para a sede para receber o bolsa família, depois de acumular três meses, ele gasta todo esse dinheiro para comprar comida para a viagem e pagar o combustível. “Ou seja, ele acaba fazendo apenas uma visita à cidade de São Gabriel da Cachoeira. E aqueles que dispõem de algum recurso não têm onde comprar, pelo isolamento e pelas dificuldades”.
O deputado apelou em nome das comunidades pela construção de um trecho de estrada na região e a presença dos Correios para que eles possam receber seus benefícios, que os professores possam receber seus salários e com isso também melhorar os serviços de comunicação.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email