Pesquisar
Close this search box.

Sicoob busca alternativas para vencer a crise

Divulgação

O presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva, está à frente de uma série de ações que adaptam produtos e serviços do sistema de cooperativas aos tempos de crise econômica e isolamento social decorrentes da pandemia do coronavírus. Segundo ele, além de atitudes que buscam o acolhimento aos associados e funcionários, o Sicoob vem otimizando soluções para as demandas de seus clientes. “A cooperação é a chave para vencer mais este desafio, que impacta diretamente a todos, incluindo empresas e organizações da sociedade”, avalia Schneider. O dirigente aposta na manutenção da qualidade do atendimento mesmo à distância, reforçando uma marca registrada do Sicoob.

Em relação ao Crédito, as cooperativas estão avaliando os casos que necessitam adicionar prazos às operações, renegociando e prorrogando parcelas. Em algumas localidades, há ofertas de linhas emergenciais e carência para início dos pagamentos. De acordo com Schneider, alguns segmentos estão sofrendo o impacto da pandemia de forma imediata e o Sicoob vem buscando atender a todas as necessidades, inclusive utilizando recursos públicos que estão à disposição, especialmente do BNDES, BRDE e Badesc. No Crédito Consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, as taxas foram reduzidas e podem ser contratadas a partir de 0,89% ao mês, chegando ao máximo de 1,38%. Segundo o dirigente, um apoio importante para o crédito foi a decisão do Governo Federal que reduziu para zero a alíquota de IOF, diminuindo os custos nas contratações de crédito.

Aos associados que possuem a maquininha Sipag, o Sicoob oferece taxas diferenciadas de antecipação de vendas, acesso a capital de giro de autocontratação no próprio equipamento e pelo Aplicativo Sipag, Portal Sipag ou Central de Atendimento. Nos próximos dias, o Sicoob irá reduzir também os aluguéis das máquinas, resultando em R$ 3 milhões em desconto aos associados mais afetados. A Sipag também oferece modalidades de pagamento não presencial, como a solução E-Commerce e Venda Digitada, opções estratégicas para alguns estabelecimentos durante o isolamento social. Créditos pré-aprovados podem ser contratados através dos canais digitais, condicionados à habilitação das agências e adesão dos cooperados.

Os cartões Sicoobcard tiveram a sua validade prorrogada para vencimentos nos meses de março, abril, maio e junho. Assim os cooperados podem continuar a realizar compras sem a necessidade de receber um novo cartão, ou seja, o associado não precisa ir até uma agência retirar o novo cartão ou se preocupar com o prazo de entrega dos Correios, pois o cartão atual permanecerá ativo, com todos os benefícios. Também está no ar o novo Portal Sicoobcard (sicoobcard.com.br) com informações e dicas para o cliente não precisar sair de casa. Outra novidade dos cartões Sicoobcard  é um bônus de 50% de valorização dos pontos quando utilizada a opção de resgate de crédito na fatura. A solução de troca de pontos no Programa Sicoobcard Prêmios auxiliará o associado abater o saldo devedor da fatura.

Aos cooperados com cartas de Consórcio foi flexibilizado o prazo de cancelamento de cota em caso de inadimplência. Durante esse período, as cotas com até 180 dias ou seis parcelas em aberto, poderão recompor os valores em aberto, diluindo o saldo nas demais parcelas que estão para vencer. Os consorciados contemplados com inadimplência, só receberão cadastro de restrições após 90 dias. Os associados que tiverem interesse em adquirir cartas de Consórcios durante esses meses receberão desconto de 10% na taxa de administração, com facilidade de contratação e simulação através do Sicoobnet, sem sair de casa.

Os produtos de Investimentos também receberam um upgrade para o período de crise. Diante do cenário econômico atual, com a queda das carteiras de renda variável, a recomendação é direcionar os investimentos em produtos conservadores, especialmente na renda fixa, perfeitos para quem está buscando soluções de rentabilidade e participação nas sobras. Aos associados, o Sicoob recomenda a segurança do Fundo Garantidor (FGCOOP) em seus produtos de RDC, LCA e Poupança. Os investidores em RDC podem realizar suas transações pelos canais digitais, assim como a Poupança, que permite adesão pelo App Sicoob.

Já os investidores que procuram diversificar e realizar seu planejamento de médio a longo prazo, a Previdência do Sicoob é uma opção, com uma das menores taxas de administração do mercado de previdência brasileiro. Alguns benefícios tornam o produto ainda mais atrativo, como o planejamento sucessório com recursos não inventariáveis, que são repassados aos beneficiários identificados pelo participante num curto espaço de tempo; o benefício fiscal que proporciona a dedução de imposto de renda de até 12% sobre a renda bruta anual para quem realiza declaração no modelo completo; e a flexibilidade para realizar alterações do plano de acordo com a necessidade do associado, disponibilidade de perfis de investimento do conservador ao arrojado, entre outros.

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar