Pesquisar
Close this search box.

Shoppings se unem por protocolos

Com o objetivo de somar forças para garantir a segurança e os protocolos de prevenção à Covid-19, dez shoppings de Manaus lançam a campanha voltada para a saúde e o bem-estar de consumidores, colaboradores e lojistas. As medidas adotadas pelos empreendimentos contaram com consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), que elaborou Protocolos de Operações para a reabertura gradual de shoppings centers do Brasil.

Amazonas Shopping, Manauara Shopping, Manaus Plaza Shopping, Millennium Shopping, Shopping Grande Circular, Shopping Ponta Negra, Shopping São José, Shopping ViaNorte, Studio 5 Shopping e Sumaúma Park Shopping participam da ação, que conta com parceria da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

“Desde o início da pandemia, a Abrasce tem direcionado os shoppings quanto aos melhores métodos de prevenção da Covid-19. Além de mostrar à população que os empreendimentos são ambientes limpos e seguros, também estamos ajudando a disseminar  a importância da aferição da temperatura, uso da máscara e o distanciamento”, destacou a coordenadora estadual da Abrasce no Amazonas, Josana Mundstock. O segmento de shoppings gera 16 mil empregos diretos e indiretos em Manaus.

A campanha traz mais de 20 orientações específicas para sistemas de ar- condicionado, aferição de temperatura, funcionamento de praças de alimentação, entre outros. Os protocolos foram criados a partir de experiências internacionais, boas práticas de outros setores e também com recomendações de especialistas da saúde.

Entre as orientações, está o uso obrigatório de máscaras de proteção e face  shield   (escudo facial) para profissionais em contato direto com os clientes. Os shoppings também passaram a disponibilizar máscaras para os funcionários e ainda incentivar que os lojistas façam o mesmo com seus colaboradores.

Também faz parte da campanha a atenção especial para as operações do segmento de alimentação. Eles realizaram o distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação, quanto dentro dos próprios restaurantes, reduzindo o número de cadeiras. Restaurantes também têm disponibilizado álcool em gel para uso dos clientes.

Seguindo o protocolo, os shoppings têm atuado na conscientização dos consumidores sobre a importância da desinfecção das mãos por álcool em gel e a lavagem com água e sabão. A intenção é propagar a relevância e efetividade desse cuidado, orientando que seja feito com frequência. A disponibilização de álcool em gel para uso dos clientes em diferentes áreas do empreendimento, também tem feito parte da rotina dos empreendimentos.

Outra orientação é quanto ao aumento da frequência de desinfecção das áreas públicas. Os shoppings reforçaram a frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies de grande contato, como interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo etc.

Os empreendimentos passaram a ter um cuidado especial com os aparelhos de ar-condicionados, realizando periodicamente a troca de filtro, limpeza com álcool 70% e manutenção seguindo os padrões da vigilância sanitária. O protocolo também indicou que os shoppings façam o controle de acesso de veículos e clientes estabelecendo o distanciamento entre pessoas, evitando a formação de filas e realizando a sinalização no piso.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar