Shoppings de Manaus têm cuidados redobrados para receber clientes

De portas abertas desde esta segunda (1º), os shoppings centers de Manaus redobraram os cuidados para receber a clientela que visita as lojas atuantes nos segmentos contemplados neste primeiro ciclo de reabertura do comércio de bens não essenciais de Manaus. O destaque está na tecnologia para higienização e controle sanitário e de fluxo da clientela nos ambientes – evitando aglomerações e possibilidades de contágio.   

Os centros de compras não estão permitindo o ingresso de pessoas sem máscaras e operam em horário reduzido. Em todas as empresas, os espaços estão sendo demarcados para garantir distanciamento social e a rotina de higienização foi intensificada, incluindo sanitização e disponibilização de totens com dispenser de álcool em gel 70% e pias nas dependências dos malls.

Esta primeira fase de retorno do varejo inclui os subsetores de artigos esportivos, para casa, vestuário, acessórios, calçados, móveis, colchões, joalherias, relojoarias, artigos médicos, óticas e floriculturas. A meta é seguir as diretrizes dos órgãos competentes, para garantir zelo nas operações, em um momento em que a pandemia sinaliza alguma estabilidade em Manaus.

As medidas do Amazonas Shopping incluem aferição de temperatura de colaboradores e prestadores de serviço, controle do fluxo de visitantes e marcação do piso. Foram feitas adequações nas pias dos banheiros para garantir distanciamento e as áreas de Serviço de Atendimento ao Clientes e Recepção ganharam barreiras de acrílico.

“Os clientes vieram todos de máscara, autorizaram a aferição de temperatura nas entradas de acesso ao shopping e higienizaram as mãos com álcool em gel. Isso é muito importante. Com a conscientização e apoio de todos, poderemos voltar plenamente às atividades”, ressaltou gerente de Marketing do Amazonas Shopping, André Santi, em texto distribuído à imprensa.

Fluxo de pessoas

O Manauara Shopping informa, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que limitou o fluxo de pessoas em 50% da capacidade. O centro de compras adotou sinalização orientativa e marcadores de piso para preservar distâncias mínimas. Os lojistas receberam cartilha com recomendações para a operação nas lojas e as equipes de limpeza seguem rotina mais intensa. 

O serviço de empréstimo de carrinhos de bebê no fraldário e os serviços de vallet de estacionamento, por outro lado, estão temporariamente suspensos. Áreas de lounge e o espaço coworking foram retirados, conferindo mais distanciamento, para evitar pontos de contato e aglomeração. As atividades recreativas também estão suspensas.

Barreiras de proteção

O Millennium Shopping informa que alinhou com os lojistas medidas protetivas para funcionários e clientes, como higienização de embalagens e implantação de barreiras de proteção em caixas e locais de pagamento. A empresa também elaborou uma cartilha que preconiza a redução de mesas e cadeiras na praça de alimentação, entre outras ações. 

“Estamos reforçando todas as medidas de proteção que já estavam sendo tomadas em relação à segurança e higienização do centro de compras”, emendou a coordenadora de Marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier, também por meio de texto distribuído à imprensa.

Câmeras termográficas

O Shopping Ponta Negra adotou câmeras termográficas localizadas em pontos estratégicos para medir a temperatura corporal de quem entrar no centro de compas. Quem tiver temperatura superior a 37,5º C, será barrado. Foram disponibilizados totens explicativos dos protocolos e o estacionamento funciona apenas com 50% da ocupação, com serviços de valet temporariamente suspensos. Os lojistas foram orientados a higienizar máquinas de pagamento de cartão após cada uso, assim como caixas, balcões e mostruários.  

“Nosso objetivo é, e sempre será, o de garantir as melhores práticas de combate e prevenção a Covid-19, além de cumprir as determinações do governo estadual e municipal, garantindo um ambiente seguro a todos que frequentam o shopping”, destacou o superintendente do Ponta Negra, Magno Duarte, em texto elaborado pela assessoria de comunicação da empresa.

Funcionamento e serviços

Os shoppings Amazonas, Manaura e Ponta Negra passam a funcionar diariamente de 12h às 20h. No caso do Amazonas Shopping, lojas satélites e quiosques têm horário opcional de 12h às 14h, até 14 de junho. No Millennium, o horário será de segunda a sábado, de 9h às 17h, mas o centro de compras estará fechado aos domingos e feriados.

Serviços essenciais e drive-thru seguem a mesma rotina de antes. Os clientes podem comprar pelo whatsapp das lojas e agendar o dia para a retirada dos produtos, sem sair do veículo. No Amazonas, a operação pode ser feita das 10h às 20h, de segunda-feira a domingo. O Millennium, por sua vez, informa que o ponto de entrega segue no estacionamento G1. 

Não é permitido o consumo de alimentos nas praças de alimentação até o dia 15 de junho – data de início do segundo ciclo de reabertura do varejo na capital. Bares e restaurantes continuarão funcionando na modalidade delivery. O funcionamento de cinemas, teatros, academias e unidades de ensino também seguirão diretrizes dos decretos estadual e municipal. 

Fonte: Marco Dassori

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email