Shoppings centers reinventam-se e inovam para driblar perdas

Desde a suspensão das atividades pela pandemia, os shoppings centers estão tentando atenuar o impacto e driblar as perdas. Alguns centros comerciais adotaram a modalidade drive-thru, alinhado às vendas online. 

O Manauara Shopping, por exemplo,  inovou em sua forma de atendimento e passou a oferecer no seu site uma página com a indicação de todas as lojas presentes no empreendimento que têm canais de venda online. A entrega dos produtos poderá ser realizada por delivery ou pelo novo formato de drive thru, que será oferecido a partir deste sábado (2).

Os clientes que optarem pelo drive-thru deverão realizar a compra online, pelo whatsapp ou e-commerce da loja, agendar o horário de recebimento e retirar o produto sem precisar sair do carro, no estacionamento G4 vermelho.  O espaço contará com vários stands, devidamente identificados e preservando as distâncias recomendadas pelas autoridades de saúde. A segurança dos vendedores também está sendo assegurada, por isso ele só estará no local da entrega do produto somente no horário estabelecido e estará usando todos os equipamentos de proteção obrigatórios.

Além disso, também haverá os serviços de vendas online e delivery, com a entrega do produto diretamente na casa do comprador. Pelo menos 50 lojas de todos os segmentos já aderiram à uma dessas modalidades. A lista completa já está disponível na aba “compras on line”  no site do shopping (www.manauarashopping.com.br).

“Neste período em que os estabelecimentos estão fechados, acreditamos que este será um importante serviço para o consumidor, uma vez que ele poderá continuar comprando em suas lojas preferidas que oferecem canais de venda alternativos à loja física”, afirmou a gerente de Marketing do Manauara Shopping, Isa Lucena.

O shopping ressalta que, seguindo as orientações das autoridades de saúde, os consumidores que optarem pelo serviço não saiam de casa sem máscaras, tenham em mãos álcool em gel e evitem ter várias  pessoas dentro do veículo ao mesmo tempo.

O gerente de uma loja de calçados no shopping diz que a loja aderiu ao sistema drive-thru  no último dia 2 e as vendas online desde o mês de abril. Para ele, é um aprendizado e uma evolução constante “o drive iniciou com o interesse de nossas clientes, que por meio do delivery, optaram em fazer a retirada do produto no próprio shopping”, diz o gerente. 

Além disso, através de whatsapp e rede social a loja tem disparado uma cápsula de Dia das Mães com todos os dados, de delivery e drive, desta forma a cliente entra em contato com o estabelecimento onde é concluído a venda “a cliente já pode fazer a retirada de sua compra ou se preferir aguardar a entrega. Acredito que  tudo é novidade, mas a procura  está crescendo diariamente, e acreditamos que vá crescer ainda mais”, estimou.

Ele lembra que as perdas foram grandes. E que o Dia das Mães, data que é um combustível para o varejo, a loja pretende suprir a necessidade das clientes com total segurança e pontualidade.

Estas perdas refletem nos números indicados no início de março pela  Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) que registrava  uma queda de 30% na movimentação. O setor soma mais de 20 bilhões de reais em perdas que culmina em 10 mil lojas e pelo menos 80 mil empregos afetados em todo país. 

Seguindo essa tendência, o Manaus Plaza Shopping, aposta no drive-thru o que faz o cliente do mall contar com  mais uma opção de comodidade e segurança é só comprar pela internet e passar no estacionamento para retirar o produto.

“O lojista abre um canal de venda direto com o cliente, que pode marcar o horário de retirada da mercadoria. Com isso, as entregas por delivery ficam menos sobrecarregadas. O horário de funcionamento será das 9h às 18h e o acesso ao estacionamento poderá ser tanto pela Djalma Batista quanto pelo Vieiralves”, informou o setor de marketing do shopping. 

Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, os shoppings vão reforçar a modalidade de vendas pela internet o que deve impulsionar o faturamento. Ajudar o pequeno e médio empreendedor oferecendo vantagem e benefício exclusivos aos consumidores na segunda melhor data do ano para o comércio. Assim será o Dia das Mães da brMalls, empresa referência no setor de shoppings centers no Brasil e que em Manaus administra o Amazonas Shopping. Com a suspensão das operações ainda vigente na maioria de seus centros comerciais, a companhia vai incentivar a compra antecipada dos presentes. A iniciativa pretende beneficiar cerca de 2.000 lojistas dos 25 shoppings administrados pela empresa no país, representando o incremento nas vendas para esse segmento do varejo que mais tem sofrido os impactos da crise da Covid-19. 

As compras poderão ser realizadas durante todo o mês de maio no site www.ciclodobemshopping.com.br, onde são encontradas as opções de vale-presente das marcas que participam da ação. A plataforma de pagamento desenvolvida junto à netPDV foi criada especialmente para a ação, promovendo o teste e experimentação de um novo formato de vendas cashless na companhia. Ao adquirir um vale de R$ 100, o cliente ganha um acréscimo de 20%, oferecido pela Ame, aplicativo de pagamentos digitais de contas e cashback. 

A ação do Ciclo do Bem no Mês das Mães é mais uma ação do programa Juntos pelo Varejo, um conjunto de iniciativas lançado pela brMalls para dar suporte aos lojistas durante este período desafiador. “Nesse cenário de shoppings com operações suspensas ou reduzidas, nossa ação promove o que consideramos um ciclo do bem, com o consumidor sendo o protagonista em prol do ecossistema de milhares de mães que dependem das vendas geradas pelo varejo brasileiro. Ao participar da ação, o cliente apoia esse ecossistema e ainda ganha benefícios financeiros e brindes” – avalia Mairá Mendonça, Gerente de Trade Marketing da brMalls. 

Os vale-compras podem ser utilizados nas lojas até o dia 31 de agosto de 2020, permitindo que o consumidor decida a melhor data para visitar o shopping e retirar o presente escolhido com toda a comodidade e segurança. Já o lojista, receberá o valor após a compra dentro do mesmo mês, gerando receita e fluxo de caixa, enquanto o shopping permanece fechado, seguindo as determinações do poder público, como medida de combate ao avanço da Covid-19.

Sumaúma

As vendas em alusão a data também deve ganhar fôlego no Sumaúma Park Shopping. Com o lançamento da ação intitulada ‘Lembranças Aproximam’, o shopping disponibilizou um catálogo de ofertas virtual, que pode ser acessado no link http://sumaumaparkshopping.com.br/presentes/

Por meio da vitrine virtual, é possível comprar presentes com comodidade, segurança, conforto, além de conter opções que atendem a todas as preferências. A iniciativa conta, ainda, com a participação da influenciadora digital Carol Heinrich, mãe da pequena Catarina e do bebê que está por vir.

Para compor a ação, os lojistas do Sumaúma Park Shopping disponibilizaram as melhores opções de maneira bem diversificada. As sugestões de presentes vão desde roupas, calçados, eletroeletrônicos, cosméticos, maquiagens, joias, passando por materiais esportivos e eletrodomésticos.

Acessando no link do produto escolhido, o cliente entra em contato diretamente com a loja. Assim, a compra é realizada de maneira segura, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o contato físico. O catálogo virtual segue durante toda a semana comemorativa do Dia das Mães.

Millennium

Para quem planeja comemorar a data,  sem desrespeitar o isolamento social em virtude do Coronavírus, as lojas Sapatinho de Luxo, Americanas e Zinzane, do Millennium Shopping, estão atendendo seus clientes através de sites e redes sociais. 

“Mesmo à distância, podemos surpreender nossas mães presenteando-as com algo que elas gostam. E, quando o caos da pandemia do Coronavírus passar, o reencontro de mães e filhos será repleto de amor”, destaca a coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier.

As operações Subway e La Bodeguita seguem atendendo seus clientes através do aplicativo IFood. Já a Magscan – Clínica de Imagenologia de Manaus e o CDL Laboratório Santos e Vidal operam em horário normal, sendo necessário realizar pré-agendamento no WhatsApp (92) 9 9903-9910 (Magscan) ou (92) 9 8415-7102/8162 (CDL).

Fonte: Andreia Leite

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email