Pesquisar
Close this search box.

Setor primário ganha programa exclusivo

https://www.jcam.com.br/agronegocios_cad2_0210.jpg

O Globo no Campo, programa da Rádio Globo Manaus, iniciou suas transmissões na manhã do último sábado, dia 29, para a capital e o interior do Amazonas. O objetivo principal do programa radiofônico será informar o produtor rural sobre temas de sua realidade e intermediar o diálogo entre o trabalhador do campo e os órgãos relacionados ao setor primário. O programa será transmitido semanalmente aos sábados, das 11h às 12h, por meio da freqência 1.440 KHz em AM (Amplitude Modulada) e 4.895 KHz em OT (Ondas Tropicais).

O novo programa terá como parceiros as instituições ligadas à produção rural e ao meio ambiente. Entre representantes dessas organizações, que prestigiaram o lançamento do Globo no Campo e participaram da primeira transmissão estava o secretário da Sepror (Secretaria do Estado de Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado), Eron Bezerra.

Segundo o secretário, a implantação de um programa de rádio voltado para o produtor é imprescindível. “O principal meio de comunicação do agricultor é o rádio. Portanto, o Globo no Campo será fundamental para que os órgãos competentes levem com instantaneidade informação e orientação ao trabalhador rural. Também permitirá que as instituições recebam as demandas dos produtores de maneira que possam solucioná-las”, disse Eron Bezerra.

Os dirigentes convidados para prestigiar a estréia foram unânimes quanto à relevância do programa como meio de incentivar o desenvolvimento do setor rural no Amazonas e reduzir o isolamento do trabalhador, principalmente, do interior. O coordenador de arborização e paisagismo da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Heitor Liberato, comentou que a iniciativa permitirá sanar muitos problemas dos produtores.

“A distância dificulta a chegada de assistência técnica aos municípios do interior do Estado. Mas, nossa expectativa é que o programa contribua para a mudança dessa realidade, já que se propõe a divulgar informações a respeito do setor rural”, assegurou.

O presidente da Faea (Federação da Agricultura no Estado do Amazonas), Eurípedes Lins, também esteve presente no lançamento do Globo no Campo. “A Rádio Globo Manaus está de parabéns por criar um canal que beneficiará tanto o homem do campo quanto as associações, federações, secretarias e todos os órgãos ligados ao meio rural, promovendo a comunicação entre as duas pontas”.

Informações técnicas serão transmitidas

O programa terá entrevistas com especialistas, dicas de produção de culturas, avisos sobre a ocorrência de festas no segmento agropecuário do Estado, sorteios de brindes, músicas com temáticas do campo e abrirá espaço para a participação do ouvinte por meio de cartas, telefone e e-mail.

O Globo no Campo também divulgará informações sobre fomentos obtidos através do Banco da Amazônia, Banco do Brasil e a Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas). De acordo com o gerente regional do Banco da Amazônia, Antônio Carlos Benetti, o programa permitirá que o produtor do interior saiba como obter crédito. “Muitos agricultores e pecuaristas desconhecem as oportunidades de financiamento oferecidas. Nós esperamos que, através do programa, o produtor tome conhecimento sobre linhas de crédito e como ele pode ter acesso a esse benefício”, disse Benetti.

A falta de informação foi citada pelo superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thomaz Antônio Perez da Silva Meirelles, como o principal empecilho para o desenvolvimento do setor primário no Estado do Amazonas. “Muitas vezes, o homem do interior não sabe ler e escrever. Por isso, o rádio é fundamental para informar o produtor sobre ações dos órgãos e ouvir necessidades destes trabalhadores”, avaliou o dirigente da Conab.

Atrações de interesse do homem do interior se constituem no diferencial, diz apresentador

O Globo no Campo será apresentado pelo radialista Mário Célio. Segundo o apresentador, o diferencial do programa é seu público-alvo. “É uma inovação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar