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Setor motos do PIM tem recuperação em abril

O setor de duas rodas do PIM (Polo Industrial de Manaus) registrou em abril a produção de 122.220 motocicletas. Os números refletem uma lenta recuperação e trazem expectativas positivas para o segmento. Apesar dos números serem 2,8% menores que março, onde foram fabricadas 125.756 unidades, a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) acredita que em maio, a produção continuará em ritmos acelerado.

Em relação a abril do ano passado, quando as fábricas praticamente pararam devido à pandemia do coronavírus, houve alta de 7.179,3% (1.679 unidades). A produção no primeiro quadrimestre somou 359.621 motocicletas, uma alta de 20,2% na comparação com o mesmo período de 2020 (299.278 unidades). Esse foi o melhor resultado dos quatro primeiros meses desde 2019. 

O setor ainda enfrenta dificuldades com os insumos para manter o processo produtivo em ritmo acelerado para atender o mercado, apesar desse desafio, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, destaca que a queda no volume de produção devido às dificuldades não será significativa. Ele explicou, que neste quadrimestre, o equilíbrio da oferta e demanda de alguns modelos foi normalizado, enquanto outros modelos exigem que o consumidor aguardem um pouco mais

“Devido a pandemia existe o risco da falta de insumos em qualquer lugar do mundo, mas no momento aqui no Brasil, as outras associadas mantém o ritmo de produção conforme o plano. Os fabricantes estão atentos aos anseios do mercado e estão extraindo o máximo das plantas de produção para atender os pedidos rapidamente”, disse.

Na avaliação de Fermanian, os números comprovam a recuperação do setor. “Depois de um primeiro bimestre bastante difícil, a produção de motocicletas apresenta uma curva de recuperação e estamos bem próximos ao patamar registrado em 2019, o que comprova isso. A perspectiva para os próximos meses é de manter esse ritmo e, com isso, regularizar o abastecimento”, afirma.

Diante desse cenário, Fermanian confirma as projeções da Abraciclo de produzir 1.060.000 motocicletas em 2021, o que representa uma alta de 10,2% na comparação com as 961.986 registradas no ano passado. “Se mantivermos a produção nesse ritmo e tivermos uma aceleração no programa de vacinação para evitar uma nova crise sanitária mais grave, poderemos até fazer uma eventual revisão dos números no segundo semestre”, diz.

 Indústria de motocicletas do PIM mantém ritmo de produção e ultrapassa 122 unidades em abril
Foto: Divulgação

Vendas no varejo

Segundo a Abraciclo, em abril, o licenciamento de motocicletas totalizou 94.654 unidades, quantidade 52% superior ao registrado no mês anterior (62.262 unidades). Fermanian afirma que esse aumento era esperado, devido a recuperação da produção das fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). 

“Até o mês passado, ainda lidávamos com a falta de motocicletas no varejo devido ao impacto que as produções sofreram em janeiro e fevereiro. Agora, com esses novos índices produtivos, nosso objetivo é alcançar, gradativamente, o equilíbrio entre a oferta e a demanda e, com isso, reduzir a fila de espera por motocicletas”, disse. 

Na comparação com abril de 2020, quando o país era fortemente impactado pela pandemia, os emplacamentos aumentaram 235,1% (28.246 motocicletas licenciadas). A Street foi a categoria mais vendida, com 48.158 unidades e 50,9% de participação no mercado. Em segundo lugar, ficou a Trail (20.535 unidades e 21,7% de participação), seguida pela Motoneta (11.563 unidades e 12,2%).

Números

A média diária de vendas em abril foi de 4.733 unidades, o melhor resultado para o mês desde 2015 onde foram emplacadas 5.408 motocicletas/dia. Segundo dados da Abraciclo, foi registrada alta de 74,8% na comparação com março (2.707 unidades licenciadas/dia, em 23 dias úteis) e de 251,9% em relação ao mesmo mês de 2020 (1.345 motocicletas emplacadas/dia, em 21 dias úteis).

No acumulado do ano, os emplacamentos no primeiro quadrimestre somaram 300.098 motocicletas, alta de 9,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (275.094 unidades). Quase metade das motocicletas emplacadas foi da categoria Street. No total foram 146.836 unidades, o que corresponde a 48,9% de participação no mercado. Em seguida, vieram a Trail (60.625 unidades e 20,2% de participação) e Motoneta (39.600 unidades e 13,2%).

Exportações

As exportações totalizaram 4.276 unidades em abril, volume 32,5% menor ao registrado em março (6.335 motocicletas) e 903,8% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (426 unidades).  

Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, a Argentina foi o principal parceiro comercial, com 2.458 unidades e 38,9% do volume total exportado. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 1.292 motocicletas e 20,4% do total exportado; seguido bem de perto pela Colômbia (1.269 unidades e 20,1%).

No primeiro quadrimestre, foram embarcadas 17.441 motocicletas para o mercado externo, alta de 140,5% na comparação com o mesmo período de 2020 (7.251 unidades). As posições do ranking são as mesmas do levantamento mensal: Argentina (5.562 unidades e 31,1% do volume total exportado), Estados Unidos (5.130 unidades e 28,7%) e Colômbia (2.885 unidades e 16,1%).

Foto/Destaque: Divulgação

Antonio Parente

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