1 de julho de 2022
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Setor deve fechar com vendas estáveis

Os supermercados brasileiros caminham para encerrar 2012 com volume de vendas praticamente estável em relação ao ano passado, resultado de preços mais altos e mudanças no comportamento do consumidor, tendência que deve se manter também no próximo ano

Os supermercados brasileiros caminham para encerrar 2012 com volume de vendas praticamente estável em relação ao ano passado, resultado de preços mais altos e mudanças no comportamento do consumidor, tendência que deve se manter também no próximo ano.
A Abras, associação que representa o setor no país, divulgou ontem, em parceria com a Nielsen, que o volume de vendas acumulado de janeiro a outubro teve ligeira queda de 0,2 %, revertendo o cenário visto um ano antes, quando houve alta de 2% sobre 2010. Em 2011 como um todo, o volume de vendas subiu 1,8 % sobre o ano anterior.
“Preço é um fator determinante, principalmente para o novo consumidor, que está entrando no mercado”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda. “O volume também está começando a ser afetado pela entrada de muitas categorias de produtos no atacarejo, um dos segmentos que mais cresce”.
A medição de vendas dos supermercados não inclui o segmento chamado de atacarejo, estabelecimentos caracterizados por distribuir produtos a preços mais baixos.
“Com o aumento de renda, o consumidor também está sofisticando seus hábitos de consumo, buscando experimentar novidades”, acrescentou o diretor de atendimento ao varejo da Nielsen, Olegário Araújo.
Nos dez meses até outubro, as cestas de bebidas não-alcoólicas e de limpeza caseira foram as únicas a apresentar crescimento em volume, de 1,5 e 0,1 por cento, respectivamente.
Já a cesta de bebidas alcoólicas teve vendas em volume estáveis e queda de 0,9 % em cerveja. Todas as demais cestas de produtos registraram queda no volume de vendas.
“Devemos fechar o ano com estabilidade no volume (de vendas)”, disse Honda. “Nos próximos anos, o crescimento em volume deve ser moderado… o setor não consegue sustentar os níveis de 6% (de crescimento em volume) já atingidos”.
A Abras informou também que as vendas reais dos supermercados brasileiros subiram 2,38% em outubro, na comparação com o mesmo mês em 2011. Em relação a setembro, houve alta de 2,2%.
Nos dez meses do ano até outubro, as vendas cresceram 5,18%, em linha com a previsão da associação para o fechado de 2012, de aumento de cerca de 5%.

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