O primeiro balanço trimestral de 2010 da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) acaba de ser consolidado. Seguindo a tendência dos últimos quatro anos, mais uma vez o setor consegue superar o desempenho obtido no mesmo período do ano passado. Com um volume de negócios na casa de R$ 5,2 bilhões, as vendas diretas seguem em constante crescimento no país, a uma taxa de expansão de 19% sobre o mesmo período do ano anterior. Descontada a inflação do período, o crescimento real obtido foi de 13,9%.
O contingente de revendedores ativos também cresceu em comparação com o ano passado. O primeiro trimestre de 2010 registrou cerca de 2,125 milhões de revendedores realizando vendas pelo canal, ou 18,2% mais que há um ano.
A ABEVD tem registrado também um expressivo aumento na adesão à atividade de vendas diretas. O número de revendedores nos cadastros das empresas aumentou 16,8% em relação ao 1º trimestre de 2009. De acordo com a entidade, as diversas opções do segmento fomentam esses resultados do setor.
Para Paulo Quaglia, presidente da ABEVD, o desempenho anunciado é a confirmação das virtudes do setor. “Os números superaram nossas expectativas e o setor vem se destacando a cada ano. O número de revendedores cadastrados continua aumentando, o interesse das pessoas pela atividade está em alta. E isso já começa a refletir no faturamento do setor”, analisa.
De acordo com a ABEVD, o nível de atividade dos revendedores cadastrados registrou um pequeno aumento, de 1,2 ponto percentual. Cada revendedor brasileiro comercializou uma média de 170 itens no primeiro trimestre de 2010, entre produtos e serviços.
As vendas diretas constituem um setor cada vez mais relevante para a economia brasileira, responsável pela contribuição fiscal da comercialização de produtos e serviços realizada por milhões de revendedores autônomos. É composto por empresas de segmentos diversos, sendo 88% da categoria de cuidados pessoais, 6% de suplementos nutricionais, 5% de cuidados do lar e 1% de serviços e outros.
Também chamadas de vendas por relacionamento, as vendas diretas ocorrem em círculos sociais, fora de estabelecimentos comerciais fixos. Não deve ser confundida com a venda porta a porta, uma vez que esse termo está sujeito a toda sorte de mercadorias, de origem desconhecida, e sobre a qual não se aplicam as diretrizes de ética do Código de Conduta da ABEVD.
Setor de vendas diretas movimenta R$ 5,2 bi no primeiro trimestre
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Shopee ultrapassa Shein em downloads, à espera da Temu
24 de abril de 2024
Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios
23 de abril de 2024
Entrada de turistas no Brasil foi recorde em março, diz Embratur
23 de abril de 2024
Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia
23 de abril de 2024
Marco Civil da Internet celebra uma década em meio a debates
23 de abril de 2024
Produção de bicicletas ainda em queda
23 de abril de 2024
Intenção de Consumo das Famílias de Manaus em abril fica acima da média nacional
23 de abril de 2024