Pesquisar
Close this search box.

Setor de estética continua em alta mesmo na pandemia

Setor de estética continua em alta mesmo na pandemia

Levantamento realizado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), juntamente com o Instituto FDB Pesquisa, mostra o Brasil ocupando o terceiro lugar no mundo no mercado de estética. Ano passado o segmento registrou um aumento de 7,2%, o que resultou num faturamento de R$ 34,214 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchinsing). Mesmo com a pandemia, o setor continua gerando um grande número de empregos e já representa 2,4% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do país.

O Jornal do Commercio ouviu Andressa Monteiro, especialista no mercado de franquias de beleza e em expansão de novos negócios da Depyl Action Franchising, e ela confirmou os números positivos.

“Por incrível que pareça, o segmento de beleza e estética não foi tão impactado pela pandemia. Dados da Abihpec mostram que o setor registrou uma alta modesta de 0,6% em faturamento (vendas ex-factory) e crescimento 2,8% em volume (toneladas) entre janeiro e maio de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior”, revelou.

“Isso se deve, principalmente, à resposta rápida de algumas empresas ao adotar o e-commerce e um relacionamento próximo com o cliente, através das plataformas de comunicação digital. Foi assim na Depyl Action: instauramos o canal de compras online durante a pandemia apenas um mês após o início do isolamento social”, completou.

Atualmente o Brasil reúne cerca de 26 mil franquias de beleza, o que reflete na geração de empregos de uma infinidade de famílias brasileiras.

A partir de R$ 10 mil

O segmento de saúde, beleza e bem-estar é um dos mais bem sucedidos no universo de franquias. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de maior consumo de serviços e produtos no setor, conforme publicado na Forbes Brasil, no mês passado. Existem franquias com modelos diversos. Algumas começaram como fabricantes de produtos e idealizaram um serviço inovador. Esse é o caso da Depyl Action.

“Começamos com a fábrica Arcangel, na década de 1980, ao desenvolver e oferecer uma fórmula de cera depilatória que não existia no mercado: além de confortável para a pele, a composição era estritamente natural. Depois, nasceu a Depyl Action, com o objetivo de oferecer uma experiência confortável e memorável para as pessoas que, ainda na década de 1990, se submetiam a uma depilação incômoda, com pouca privacidade, nos fundos dos salões de beleza”, lembrou.

Atualmente a Depyl Action é considerada a ‘mais completa franquia de cuidados com o pêlo e a pele do Brasil’. Possui 114 unidades no Brasil e duas na Venezuela.

“A minha dica para quem deseja investir no universo franchising, é procurar se identificar com a missão e valores da rede, antes de dar um passo em falso. Um dos erros recorrentes de empreendedores iniciantes, é correr com muita sede ao pote, priorizando o investimento baixo em redes de franquias que não têm muito tempo de estrada, ou seja, não investem em pesquisa, avaliação do nicho e segmento eleito. O resultado? Muitas perdas, inclusive a temida falência”, alertou.

Existem franquias de diversos valores, conforme modelo de negócio e público alvo, de dez mil reais em diante. Para a franquia Depyl Action o valor inicial são 350 mil reais.

Ainda de acordo com Andressa, o futuro franqueado deve considerar sua afinidade com o ramo. Mas ter afinidade com o ramo não significa, necessariamente, ter conhecimentos sobre ele, afirmou ela. Ou mesmo ter trabalhado na atividade desejada. Na verdade, o mais importante é ter interesse na área de atuação.

“Esse fator é essencial para que o empreendedor se mantenha motivado a trabalhar, investindo seu tempo e dinheiro. Ao atuar em uma área diferente da que gosta, dificilmente o empresário fará o negócio deslanchar”, ensinou.

Vantagens e desvantagens

Andressa também mostrou as vantagens e as desvantagens para quem pretende investir no segmento. A vantagem é que o mercado de beleza permanece em franca expansão no país. Quem tem a intenção de investir em um negócio relacionado à beleza entra em um mercado muito bem desenvolvido e que continua prosperando, mesmo em um momento de instabilidade econômica. Possibilidade de atuar com serviços e produtos. A maioria dos negócios exige que o franqueado escolha entre trabalhar com serviços ou com produtos, mas no mercado de beleza é possível atuar com os dois. São diversas as opções no segmento. O mercado de beleza é um dos mais multifacetados que existe. Essa característica proporciona ao franqueado muitas opções para investir e um amplo público-alvo para explorar.

“O brasileiro se preocupa com sua aparência e, mesmo em momentos em que precisa economizar, não deixa de gastar com serviços e produtos do segmento. É por esse motivo que o mercado de beleza dificilmente sofre com a sazonalidade, tendo alta demanda o ano inteiro”, informou.

As desvantagens. Quem entra no mercado de beleza pode se deparar com uma concorrência muito grande, em praticamente todos os nichos. O setor de salões de beleza e clínicas de estética, segundo a Euromonitor, fechou 2019 com 500 mil estabelecimentos no Brasil.

“Então, lutar para ganhar espaço na área e conquistar o consumidor será um dos maiores desafios dos empreendedores. Aqueles que não estiverem bem estruturados para manter o negócio funcionando podem ter sérios problemas”, avisou.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar