Pesquisar
Close this search box.

Sete décadas ao lado dos comerciários

https://www.jcam.com.br/1607_C1.jpg

Há 71 anos o Sesc (Serviço Social do Comércio) foi instituído para prestar assistência social aos trabalhadores do comércio. Atualmente está presente, e atuante, em todos os Estados brasileiros. O Sesc Amazonas é mantido pelos empresários amazonenses do comércio de bens, serviços e turismo, explicou Andreza Litaiff, gerente da Divisão de Programas Sociais. “A instituição presta serviços de caráter socioeducativos e que tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor do comércio e seus dependentes”, conta.

Ainda segundo Andreza, o Sesc-AM possui uma ampla estrutura no Estado. No interior está presente em Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Coari, Maués e Manacapuru. “Em Manaus a entidade possui sua sede regional, as unidades Sesc Centro, Cidade Nova e Balneário. Essa última, conta com um amplo espaço verde, um Centro de Educação com mais de 200 vagas para educação infantil, ensino fundamental e médio e um parque aquático com duas piscinas, correntezas, tobogãs e outros atrativos”, listou.

São tão diversificadas as áreas de atuação do Sesc, que quase mil funcionários são os responsáveis por ‘fazê-las acontecer’. “Hoje atuamos nas áreas de educação, esportes, lazer, cultura, turismo e assistência. São, aproximadamente, 850 colaboradores na capital e no interior do Amazonas, em funções que vão do analista de sistema, passando pelo arquiteto, cozinheiro, dentista, eletricista, enfermeira, engenheiros, motorista, pedagogos, salva-vidas, entre várias outras”, disse. “Nosso objetivo é o bem-estar e instrução (ensinos fundamental e médio) dos comerciários”, assegurou.

Os números dos comerciários que têm direito a participar de todas as atividades do Sesc também são superlativos. “Hoje esse número está em 30.854 comerciários e dependentes inscritos no Sesc AM”, confirmou. “Pra se ter uma ideia de como não queremos que esses comerciários fiquem parados, sem ter o que fazer, este ano estão programadas 312 ações, quase uma pra cada dia do ano, distribuídas entre os programas Assistência, Cultura, Educação, Lazer e Saúde”.

Andreza tenta listar todas as atividades para 2017. “Assim, de cabeça, posso citar algumas dessas ações: Festival de Calouros, Mostra de Música Canção da Mata, Sesc Amazônia das Artes, Palco Giratório, Feira de Livros, Sonora Brasil, Circuito Sesc de Corridas, Circuito Nacional Sesc de Triathlon, ParaCopa Sesc, Meia Maratona Sesc de Revezamento, Baile de Carnaval Infantil, Colônia de Férias, Ciclo Sesc e Manhã de Sol Intergrupos (grupos de idosos da capital e entornos). Vão acontecer até o final do ano: Festival de Calouros, Mostra de Música Canção da Mata, Sesc Amazônia das Artes, Palco Giratório, Aldeia Sesc Encontro da Águas, Feira de Livros, Circuito Sesc de Corridas (Etapa Presidente Figueiredo), ParaCopa Sesc, Meia Maratona Sesc de Revezamento, Colônia de Férias, Ciclo Sesc, Manaus ao Luar, Sorriso e Samba, 2º Seminário do Envelhecimento Masculino, Manhã de Sol Intergrupos (grupos de idosos da capital e entornos), 1º Fórum de Apoio ao Envelhecimento e Concurso de Receitas Regionais”.

Para fazer parte do Sesc
As empresas: Contrato Social/Requerimento do Empresário, com registro na Jucea, ou Certificado de Microempreendedor, cópia da Gefip, para empresas que têm funcionários, Cartão do CNPJ impresso pela Receita Federeal, cópia RG, cópia CPF, cópia de comprovante de residência e taxa de emissão. Os comerciários: Carteira de Trabalho, cópia RG, cópia CPF, cópia de comprovante de residência e taxa de emissão.

Algumas das atividades do Sesc-Am
O Programa Sesc Ler trabalha no desenvolvimento de políticas de educação, ampliando e fortalecendo a dimensão educativa de sua ação social. Implementa um processo educativo integrado para jovens e adultos não escolarizados.

O Mesa Brasil é uma ação promovida entre o Sesc, empresas, instituições sociais e voluntários, que tem como principal parceiro hoje a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O Mesa Brasil é formado por uma rede nacional de bancos de alimentos para o combate a fome e ao desperdício.

O programa Turismo Social do Sesc propicia o acesso, do público atendido pelo Sesc, a bens culturais, fazendo com que entre em contato com a natureza e valorizando a autoestima.

O OdontoSesc vai além de tratamentos odontológicos básicos, procedimentos curativos e restauradores. A ênfase do programa está na educação da população sobre a saúde e modificação de hábitos. O atendimento é realizado em duas clínicas odontológicas e na moderna unidade móvel. O Sesc também desenvolve trabalhos para a Terceira Idade. Os idosos aprendem trabalhos manuais como artesanato, pintura em tecido, crochê, além de aulas de relaxamento e aulas abertas falando sobre assuntos da terceira idade. Estas práticas proporcionam novos aprendizados, estimulam o crescimento pessoal e cultural, o ciclo de amizades e contribui para que o processo de envelhecimento ocorra em condições dignas, estimulando o idoso a fazer uma leitura do mundo atual a partir de suas próprias ideias e perspectivas, sem perder de vista experiências, memórias e trajetórias pessoais.

Na área cultural, o Sesc desenvolve projetos como: Sonora Brasil, Palco Giratório, Festival de Calouros, Concurso de Contos, Amazônia das Artes, Feira de Livros, Canção da Mata, Mostra Literária, Bibliosesc, entre outros que proporcionam cultura à população gratuitamente. Visando formar a identidade cultural a todo público atendido. O Sesc também oferece cursos de Balé, Danças de Salão, Teatro, Música e Artes Visuais. Na área de Esportes e Lazer o Sesc promove e incentiva campanhas para praticantes de atividades físicas e visa em suas ações tirar as pessoas do sedentarismo. Entre os eventos realizados destacam-se: Meia Maratona Sesc de Revezamento, Dia do Desafio Move Brasil, Copa Sesc de Futsal, Ciclo Sesc e o Circuito Nacional de Triathlon (Etapa Manaus). Na área Educacional, o Centro de Educação José Roberto Tadros, Escola Sesc, oferece do ensino infantil ao médio em duas unidades na capital. Na Seção de Educação, localizada no Centro de Atividades, são oferecidos os cursos de Libras, Idiomas e a EJA (Educação de Jovens e Adultos), essa última, para adolescentes e adultos que desejam regularizar os estudos ou a certificação de conclusão do ensino básico.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar