Sesc na luta pelos direitos da pessoa idosa

O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza neste mês de junho a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Trazendo diversos debater virtuais sobre o tema, além de ações de sensibilização ao combate a esta violência, por meio do Instagram @sescamazonas e Facebook Sesc Amazonas.

De acordo com a Presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI/AM), Kennya Brito, no Brasil estimasse que esses casos de violência tenham aumentado cerca de 50%, durante a pandemia. “Nesse crescimento se encaixam violências em termos gerais, que podem ser violência como preconceito e discriminação, violência verbal, apropriação indevida de dinheiro, além do descaso e abandono. Esses casos foram potencializados nesse período pois a pandemia alterou a rotina das famílias, criando um clima maior de tensão, pois estamos ansiosos e com um certo medo sobre o futuro”, disse.

Kennya ressalta a importância de denunciar os casos de violência contra a pessoa idosa. “Precisamos deixar claro que o idoso não está sozinho, eles têm a quem recorrer e precisam ter esse conhecimento. Casos suspeitos também devem ser denunciados, mesmo sem a confirmação. Enquanto cidadãos todos devemos fiscalizar e denunciar aos órgãos competentes, precisamos nos unir para diminuir esses números de violências”, explicou.

Conheça alguns canais de denúncia contra a violência da pessoa idosa:Disque 100; Aplicativo Proteja Brasil;Disque 190; Delegacia Online da Polícia Civil e Emergência Policial. E lute também pelos direitos da pessoa idosa e em combate a violência.

Pioneiro no país, o Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc tem o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida à terceira idade. No Sesc, eles participam de atividades e trabalhos em grupo com pessoas da mesma idade e de outras gerações. Interagem com novas formas de conhecimento e compartilham expectativas vivenciais.  As ações do Trabalho Social com Idosos têm o objetivo de estimular o desenvolvimento individual e coletivo do idoso na sociedade, promovendo cursos, esportes e atividades similares.

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o TSI cria condições para a autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo sua autoestima e resgatando seu valor social. Atualmente, mais de 60 mil pessoas são atendidas pelo programa em todo o País.

O Sesc no Amazonas desenvolve esse Trabalho através de atividades desenvolvidas considerando os interesses do grupo, o reconhecimento de seus direitos enquanto cidadãos, estimulando a reflexão sobre as possibilidades de construção de novos papéis sociais e políticos. Nos Grupos, os idosos realizam atividades de expressões artísticas, literatura, oficinas ocupacionais, vídeo, ações educativas, recreativas, esportivas, solidariedade, relaxamento, memorização, passeios e excursões.

O Que é preciso para integrar o grupo?

  • Ter idade mínima de 60 anos de idade;Estar em condições físicas e mentais compatíveis com as atividades;
  • Ter disponibilidade de participar das atividades;
  • Ser trabalhador do comércio aposentado, dependente de trabalhador do comércio ou Idoso da comunidade (usuário);
  • 02 fotos 3X4;
  • Atestado médico do cardiologista;
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Cartão Sesc atualizada.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email