Pesquisar
Close this search box.

Sesc AM fomenta a promoção do bem-estar por meio das atividades físicas

Reduzir o sedentarismo em parte significativa da população foi um dos desafios agravados pela pandemia. Com base em pesquisa realizada pela fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2020, 62% dos entrevistados no estudo deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia. Outro ponto de atenção é que as pessoas tendem a se exercitar menos com o aumento do trabalho em home office.

Estudo publicado na revista médica “The Lancet” mostra que ficar sentado durante oito horas por dia aumenta em 10% o risco de morte. Quadro que pode ser atenuado com a prática de atividade física por 60 e 75 minutos.

Um dos eixos de atuação do Serviço Social do Comércio (Sesc) é a promoção do bem-estar por meio do desenvolvimento físico-esportivo. A instituição oferece à comunidade diversas modalidades esportivas e atividades físicas com o objetivo de proporcionar meios para a conquista de uma vida mais saudável.

No Amazonas, o Sesc promove o Treino em Casa, a Semana Move Brasil, Ciclo Sesc, além da Meia Maratona e outras campanhas. A crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Sesc oferece atividades esportivas pelo “Esporte ao Alcance de Todos”, o projeto integra o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) e visa ao desenvolvimento físico-esportivo por meio da iniciação nas modalidades: vôlei, futsal, handebol, basquete, queimada e atletismo.

Outro destaque é a Dia do Desafio, a maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas, que é coordenada no continente americano pelo Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco. No amazonas, já participaram da campanha, as cidades de Manaus, Coari, Itacoatiara, Maués, Presidente Figueiredo e Tefé, que promoveram atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade.

1º simpósio esportivo Sesc saúde do corpo

Nessa segunda-feira (15), o Sesc AM realizou o 1º Simpósio Esportivo Sesc Saúde do Corpo. O evento foi o primeiro a reunir todas as áreas do conhecimento que cuidam do corpo humano. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques e teve como objetivo fomentar hábitos saudáveis, o bem-estar por meio da prática de atividades físicas e a atualização profissional.

O 1º Simpósio Esportivo Sesc Saúde do Corpo contou com uma programação diversificada e ofereceu aos participantes aulas-show, competições, apresentações, palestras e clínicas de atualizações.

Nas palestras, foram abordados os temas: Empreendedorismo Esportivo, Exercício Aeróbico Pós-Covid-19, Disfunção Temporomandibular e o Esporte, além das Lesões no Esporte, Atividade Física como Lazer e Diversão, a Importância da Odontologia para o Esporte, Nutrição Esportiva e os Traumatismos Orofaciais na Prática Esportiva. No

evento, foi realizado o lançamento dos Troféus Paulo Avelino, que será entregue aos campeões da Copa Sesc de Futsal, e Flávio Antony destinado aos primeiros colocados da Copa Sesc de Futsal. Os ex-atletas e convidados prestigiaram a solenidade.

Outro destaque, foi a participação do ex-jogador de vôlei Giovane Gávio, bicampeão olímpico, tetracampeão da Liga Mundial e campeão sul-americano. Giovane, em sua palestra “A Glória é Fruto de Um Excelente Trabalho”, compartilhou sua história de vida e abordou temas como a excelência no trabalho, mindset de crescimento, mentalidade de campeão, team bulding, além dos motivos que levam à transformação profissional e organizacional.

Conheça as atividades e ações desenvolvidas pelo Sesc AM na área de esportes/lazer, cultura, assistência, educação e saúde, acesse.

Fecomércio

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar