Pesquisar
Close this search box.

Sérgio Gabrielli afirma que Brasil fica de fora da Opep

https://www.jcam.com.br/ppart02122009.jpg

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse na terça-feira que não acredita que o Brasil terá interesse em ser um país membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Segundo ele, a associação é formada por países que exportam petróleo cru, enquanto o Brasil planeja ser um exportador de produtos já refinados.
“O governo brasileiro tem estimulado fortemente a capacidade de refino no país. Quanto mais você desenvolve a capacidade de refino, menos petróleo cru você exportará. Portanto, não acredito que seja de interesse brasileiro entrar na Opep e ser um exportador de petróleo cru”, disse Gabrielli durante seminário sobre o pré-sal na USP (Universidade de São Paulo).
Na ocasião da descoberta das reservas do pré-sal, vários países membros da Opep cogitaram a entrada do Brasil na associação quando ele começasse a operar efetivamente essas reservas. Porém, o governo brasileiro nunca tomou uma decisão oficial a respeito desse proposta.
Gabrielli também falou sobre a tramitação no Congresso dos quatro projetos que compõem o marco regulatório do pré-sal. Segundo ele, a expectativa é que os projetos deverão estar totalmente aprovados no primeiro trimestre do próximo ano, e, a partir daí, começarão os procedimentos para a capitalização da Petrobras -um dos quatro projetos do marco se refere a esse tema.
“A nossa expectativa é que a votação final acabe em torno do primeiro trimestre, de tal maneira que o processo de capitalização e cessão onerosa ocorra ainda no primeiro semestre”, explicou. O presidente da Petrobras disse ainda não crer que esse cronograma sofra algum atraso significativo por conta de questões eleitorais dentro do Congresso, já que em 2010 haverá eleições.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar