Pesquisar
Close this search box.

Serafim e Omar Aziz a um passo da união

A diferença de estilos entre o governador Omar Aziz e o senador Eduardo Braga pode mudar o arco das alianças políticas no Estado com vistas às eleições do próximo ano. Isso é o que demonstra o presidente regional do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Serafim Corrêa, ao admitir ao Jornal do Commercio suas boas relações com Omar Aziz, ressaltando que o governador “faz política com o diálogo e espírito democrático”, diferente do seu antecessor, Eduardo Braga, “que era um trator”.
Serafim assegura que a aproximação do seu partido com o PSD (Partido Social Democrático) não apenas no Estado do Amazonas, mas em todo o território nacional, será um processo nacional que se consolidará com o tempo, cumpridas as etapas necessárias para que os entendimentos e a comunhão de ideias se consolidem em torno de linhas programáticas referentes aos futuros embates eleitorais no país e no Amazonas.
Segundo o ex-prefeito de Manaus, a aproximação dos dois partidos só depende agora do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reconhecer o registro definitivo do PSD, com a aprovação do estatuto, do programa e dos órgãos nacionais, e reconhecer os direitos do partido de filiar eleitores para a participação em pleitos eleitorais utilizando o número de legenda “55”.
Na opinião de Serafim, a aproximação precisa ser gradual e esclareceu que, por enquanto, as comissões executivas nacionais só estão preocupadas em levar em frente o acordo realizado entre os presidentes nacionais das legendas, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD). O acordo resultou na eleição da deputada federal Ana Arraes (PSB-PE) para o TCU (Tribunal de Contas da União) e na formação da segunda maior bancada na Câmara Federal: 50 deputados do PSD, mais 31 do PSB, perfazendo um total de 81 parlamentares, contra 86 do PT (Partido dos Trabalhadores) e 80 do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).
Como parte do acordo, Serafim Corrêa faz parte de uma comissão nacional do PSB, juntamente com o senador Rodrigo Rollemberg (DF), encarregada de realizar amplo levantamento nacional do partido para traçar estratégias com relação a 2012. “Vamos fazer esse levantamento e traçar os planos para as eleições municipais, que é o que nos interessa de forma imediata”, diz Serafim, adiantando que no Amazonas o candidato da legenda deverá ser ele próprio. “Se o PSB tiver candidato, esse candidato será eu”, enfatiza.

Braga fora

Analisando o quadro local, a partir do acordo nacional PSB/PSD, Serafim Corrêa garante não haver obstáculos entre os dois partidos, os quais mantém relações bem cordiais. “Com o governador Omar Aziz as coisas são melhores, ele é de mais diálogo, trata as pessoas com respeito e espírito democrático, diferente do ex-governador Eduardo Braga, que era um trator”, argumenta.
Serafim ainda considera “cedo” para fazer uma análise profunda do governo Omar Aziz, mas reconhece nele um estilo político superior ao de Braga. Este, na sua opinião, “entregou um Estado comprometido a Omar, saiu com os louros e deixou uma imensa conta para Omar pagar, vide ponte Rio Negro, com aditivos milionários”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar