Pesquisar
Close this search box.

Ser curioso é para os fortes

Ser curioso é para os fortes

Em um cenário de conteúdos cada vez mais prontos; processados; engessados; em que as coisas ocorrem muito rapidamente; de maneira padronizada, ser curioso; buscar o novo; o desconhecido; almejar ilustrar-se; galgar degraus de conhecimento é tarefa para os fortes; para os destemidos; para aqueles que buscam um diferencial nesse mundo tão geral e, às vezes, sem arte. Hoje, trouxe alguns vocábulos que, ao olhar atento, causam indagações e vontade de saber mais.

GRÁTIS X GRATUITO

Para usar de maneira correta um ou outro é preciso saber a função morfológica de ambos. Complicou? Vamos adiante. GRÁTIS é um advérbio, logo, altera, qualifica basicamente verbos. No entanto, GRATUITO é um adjetivo, logo, modifica substantivos. Uma forma de notar que “grátis” é um advérbio é só substituí-lo na oração por “gratuitamente”. ADVÉRBIO (GRÁTIS) X VERBOS // ADJETIVO (GRATUITO) X SUBSTANTIVOS. Ex.: 1) “Estacione grátis.” (gratuitamente). 2) “Viaje grátis” (gratuitamente). Notem que ambos são verbos (estacionar e viajar), daí o uso do advérbio grátis. 3) “Coloração gratuita”. 4) “Estacionamento gratuito”. 5) “Curso gratuito”. Notem que se trata de substantivos (coloração; estacionamento; curso), daí o uso de gratuito.

VERBO EXTORQUIR

 Nessa semana, li em um jornal a seguinte manchete: “Polícia extorquiu e liberou gangue, diz delegado”. Existe algo, linguisticamente falando, de torto nessa oração. Mas há quem pergunte: “- mas e quanto à atitude da polícia?”. Na verdade, está tudo um tanto torto aí. Vamos aos significados, segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico. “Extorquir. 01. Obter por violência, ameaça ou ardil algo. 02. Adquirir com violência, obter por extorsão algo. Notem que quem extorque, extorque algo de alguém, e não extorque alguém. Entenderam o equívoco da manchete?

COMPREENSIVO X COMPREENSÍVEL

Primeiramente, asseguro que ambos os vocábulos são vernáculos. “Compreensivo. Adj. 01. Que compreende ou pode compreender. 02. Que revela compreensão.” Ex.:  “Ele mostrou-se um esposo compreensivo e afetuoso”. Mas e quanto ao outro vocábulo? “Compreensível. Adj. 2 g. 01. É aquilo (ou aquele) que pode ser compreendido.” Ex.: “A palestra foi perfeitamente compreensível, os alunos sentiram-se satisfeitos”. Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar