Pesquisar
Close this search box.

Sepror entrega os primeiros alevinos da estação

No último domingo, segundo dia de atividades da 36 ª Expoagro, a Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural) distribuiu os primeiros alevinos de tambaqui produzidos na UPA/Manaus (Unidade de Produção de Alevinos de Manaus). Durante os dias 20, 23 e 26 de setembro serão distribuídos 350 mil alevinos a produtores do Estado e da zona rural de Manaus selecionados pelo Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas).
De acordo com o chefe do departamento de pesca e aquicultura da Sepa (Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura), Ivo Calado, a estação de alevinagem está cumprindo o seu papel de facilitar a vida dos produtores. “Agora não precisamos mais trazer alevinos de Balbina, como era feito até então. Com a estação de Manaus, esse custo não existirá mais”, declarou.
Apenas nessa primeira distribuição, foram entregues 150 mil alevinos a 30 produtores. Sobre a iniciativa, o presidente da Associação dos Aquicultores de Autazes, Luiz Carlos Sampaio, disse que houve uma melhora significativa na piscicultura do Amazonas. “Na gestão do deputado Eron Bezerra houve muita ênfase na distribuição de alevinos”, afirmou, acrescentando que a produção só melhorou nos últimos meses.
Já José Alair, um dos beneficiados do município de Autazes, afirmou que esse suporte dado pela Sepror é uma boa chance de aumentar a renda familiar. “Somos muito gratos”, disse. A seleção realizada pelo Idam foi feita a partir do apoio técnico do instituto, que aprovou os piscicultores para a criação, levando em conta a infraestrutura e os tipos de peixes adequados à produção familiar de cada produtor.
Ao longo do Estado também estão sendo construídas outras 13 estações de alevinagem das quais três serão inauguradas até o fim de outubro: Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Cada uma vai funcionar com quatro tanques de 600 m³, com capacidade de gerar 100 mil larvas por dia, ou seja, com a mesma estrutura e capacidade da unidade de Manaus.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar