Pesquisar
Close this search box.

Sepror e Sepa promovem encontro regional

No período de 12 a 14 de setembro, a Sepa (Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura) realiza o 2º Enaq (Encontro de Negócios da Aqüicultura da Amazônia), no Studio 5 Festival Mall, que ocorrerá paralelamente à 4ª Fiam (Feira Internacional da Amazônia). O evento terá como objetivo congregar discussões em torno da aquicultura (cultivo de organismos aquáticos) praticada na Amazônia e visualizar novas formas de fortalecer e promover a atividade na região.
A segunda edição do encontro promovido pela Sepa, que é vinculada à Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural), deverá reunir aproximadamente 400 pessoas entre estudantes, pesquisadores, técnicos, instituições de pesquisa, produtores rurais e empresas atuantes no setor em debates sobre as principais atividades desenvolvidas na cadeia produtiva da aquicultura regional.
Na pauta de discussões dos três dias do encontro estão temas como a melhoria da eficiência econômica da cadeia produtiva da aquicultura pela verticalização da produção, incremento da produção e inovações tecnológicas, políticas para o desenvolvimento sustentável da atividade na Amazônia, aquicultura familiar, crédito para a piscicultura, e ainda a promoção de acordos e negócios entre os agentes da cadeia produtiva do pescado na Amazônia.
A programação do evento inclui a realização de palestras e mesas-redondas que deverão ter como foco principal a inovação tecnológica necessária para o desenvolvimento em potencial do agronegócio do pescado na Amazônia. Na ocasião, todos os segmentos envolvidos com a cadeia produtiva da aquicultura regional poderão trocar informações e sugestões para a melhoria dos atuais vértices produtivos, como insumos, produção, beneficiamento, distribuição e comercialização do pescado.
Já estão confirmadas as participações de representantes de todos os Estados da região norte, além de Mato Grosso e Maranhão e ainda delegações internacionais do Uruguai, Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia. Participarão também do Enaq instituições do setor pesqueiro da Amazônia Legal, como a Seap (Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca), o Sebrae, a Suframa e a Abraq (Associação Brasileira de Aquicultura).
O ponto alto do encontro será a presença do ministro de Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, que virá a Manaus para, durante o evento, celebrar com o Governo do Estado, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento sustentável da pesca.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar