Senai realiza, na segunda, aula inaugural para certificação na Abraman

Cem alunos estudarão gratuitamente no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), visando à preparação para a certificação de competência da Abraman (Associação Brasileira de Manutenção). Na segunda-feira, 1º, será realizada a aula inaugural, às 18h, no Auditório Prof. Arivaldo de Silveira Fontes, no Senai da Avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, zona sul.

A iniciativa faz parte da parceria firmada entre Petrobras e o Departamento Regional do Senai e contempla os cursos preparatórios de caldeireiro, mecânico de manutenção industrial, eletricista de manutenção e instrumentista.
Para estruturar a programação pedagógica com aulas teóricas e práticas, a instituição de ensino contou com o convênio da Petrobras que subsidiou valor aproximado de R$ 150 mil. A meta é capacitar e qualificar a mão de obra local, promovendo informações técnicas que contribuam para a aprovação dos profissionais no processo de certificação de competência via Abraman.

A gerente da Escola Senai Waldemiro Lustoza, Ivana Ayrton, alerta quanto à crescente exigência de muitas empresas, inclusive da Petrobras, de contratar trabalhadores com posse dos certificados Abraman, visando à qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e indústria. Segundo a gerente, a certificação de pessoas contribui para elevar a competitividade profissional dos brasileiros e garantir ambientes e procedimentos industriais mais seguros.
“A certificação pela Abraman é um atestado de qualidade dos conhecimentos e serviços do profissional com anos de experiência em manutenção. O trabalhador se torna mais valorizado no mercado, além de facilitar sua empregabilidade”, apontou Ivana Ayrton.

A seleção dos primeiros cem candidatos para as vagas disponíveis passou pela aprovação de documentos que deveriam constatar idade superior a 18 anos e experiência de no mínimo dois anos na ocupação através do registro na carteira de trabalho.

Rotina industrial

O técnico do Senai/AM, Eduardo Menezes, destaca a importância do convênio aos profissionais que durante o decorrer deste ano terão a oportunidade de aprofundar-se nos conhecimentos específicos, bem como passar por simulações da rotina industrial na área de manutenção. De acordo com Menezes, os testes da Abraman são complexos e exigem o domínio do profissional tanto na avaliação teórica quanto na avaliação de habilidades e comportamento do trabalhador que ocorrem em Cequal (Centros de Exame de Qualificação).

As áreas de caldeiraria e mecânica de manutenção serão ministradas na ESWL, unidade do bairro Cachoeirinha, e os conteúdos de eletricidade e instrumentação serão apresentados na Escola Senai Antonio Simões, localizada no bairro Distrito Industrial.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email