Pesquisar
Close this search box.

Senai inaugura Núcleo de Tecnologia do Gás do AM

Ao inaugurar, nesta sexta-feira, o NTGAM (Núcleo de Tecnologia do Gás do Amazonas), a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) dá a largada no atendimento ao mercado local do gás natural previsto para começar a funcionar no Estado em dezembro deste ano.
Com investimentos de R$ 1,7 milhão, o novo Núcleo vai capacitar mão-de-obra exclusivamente para este segmento.
Com cinco laboratórios funcionando já a partir da inauguração, o NTGAM vai oferecer curso técnico-industrial em Tecnologias Finais do Gás e mais quatro cursos de capacitação
Combustão, Instalações Prediais de Gás, Instalações Industriais e Medição de Gás que devem começar no segundo semestre deste ano.

Laboratórios equipados

Os laboratórios são nas áreas de Calibração de Equipamentos Elétricos, Produção Mais Limpa, Combustão, de Instalações Prediais e de Tubulações.
Como importante equipamento de larga utilização no mercado local, o Núcleo de Tecnologia do Gás do Amazonas adquiriu uma fornalha acompanhada de todo o sistema de controle e instrumentação para funcionamento do gás natural.
Segundo o coordenador do projeto de implantação do Núcleo junto ao departamento nacional do Senai, Delfino Pereira Filho, a fornalha pode ser considerada como o sexto laboratório do núcleo, o de Instrumentação.
Delfino diz que a inauguração do NTGAM, que estava programada inicialmente para 2008, faz crescer a expectativa com a chegada do gás natural no Amazonas, que tem previsão para dezembro deste ano, primeiro na geração de energia elétrica.
Segundo Delfino, o uso geral do gás natural no Estado só deve começar no segundo semestre de 2010, e o Senai Amazonas, diz ele, já tem programado entre os cursos do futuro o de Conversão de Veículos Automotores para Gás Natural.

Centros integrados

O NTGAM passa a integrar o Cetas (Centro de Educação e Tecnologia Antonio Simões), localizado ao lado da sede do Senai Amazonas, na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial, zona Sul, onde acontece a cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira, às 9h.
O investimento utilizado na construção do Núcleo foi dividido entre os departamentos nacional e o regional do Senai, o CTGas (Centro de Tecnologia do Gás Natural do Rio Grande do Norte) e a Petrobras.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar