Pesquisar
Close this search box.

Senado impede entrada de grupo contra Calheiros

A Polícia Legislativa do Senado, responsável pela segurança da Casa, impediu a entrada de representantes das entidades responsáveis pelo ato de protesto marcado para esta quarta-feira (30) contra o peemedebista Renan Calheiros (PMDB-AL). O grupo tentava chegar ao gabinete do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), iria obter a permissão para que à tarde a rampa do Congresso seja lavada. Eles só conseguiram entrar no prédio pela Câmara.
Renan é considerado o candidato favorito à eleição da Mesa Diretora do Senado. Mesmo sem oficializar sua candidatura, a expectativa é que seu nome seja confirmado pelos senadores na sexta-feira (1º). Por isso, uma série de entidades, entre elas o Congresso em Foco, marcou um protesto para hoje. A rampa de acesso ao Congresso será lavada. O gramado em frente à sede do Parlamento brasileiro já está decorada com 81 vassouras, baldes e panos de chão.
“Nós estamos sendo tolhidos do nosso direito de protesto”, afirmou Marcelo Medeiros, do Movimento 31 de Julho, por telefone ao Congresso em Foco. Segundo ele, a Polícia do Senado recebeu ordens da presidência da Casa para barrar a entrada dos manifestantes. Mesmo com o pedido feito pelo gabinete de Cristovam, a segurança não os deixou entrar. O acesso só ocorreu pela Câmara. “Mesmo assim, a manifestação vai ocorrer. Provavelmente vamos ser impedidos de fazê-lo, mas vamos até o limite”, completou.
O site tentou o contato com a assessoria do Senado, mas não obteve resposta. No sábado (26), o Congresso em Foco revelou que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o candidato favorito à presidência do Senado no caso das notas dos “bois de Alagoas”, derivado das suspeitas de ter despesas particulares pagas por um lobista de empreiteira após o parlamentar ter um filho com a jornalista Mônica Veloso.
Fazem parte também do grupo de entidades, além do Congresso em Foco, o Rio de Paz, o Movimento 31 de Julho, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), o Nas Ruas, a Voz do Cidadão, o Queremos Ética na Política, o Revoltados On Line, Renovadores UDF, OCC Alerta Brasil, a Ong Moral, a Associação Diamantina Viva, a Juventude Consciente, a Erga Omnes, o Comitê Ficha Limpa DF, o Instituto Soma Brasil, o Instituto Atuação, o Amarribo e a Associação Contas Abertas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar