Pesquisar
Close this search box.

Senac AM fecha parceria para a produção de Respirador Pulmonar Mecânico

Divulgação

O Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN) e o Senac AM trabalham no desenvolvimento e produção do respirador pulmonar mecânico ITN2020. O aparelho já passou por testes clínicos e laboratoriais, nos quais foi aprovado e aguarda a última fase de validação, que é a homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor-executivo de negócios e relacionamento do ITN, Jailson Pontes, explica que o projeto de criação do respirador surgiu da preocupação do Instituto com a propagação da Covid-19 no estado do AM. “A pedido da direção, a equipe de engenharia de produtos e negócios do Instituto reuniu-se com parceiros e outros profissionais da área de saúde, para melhor entendimento sobre o funcionamento de um respirador. Iniciamos um árduo trabalho de estudo, pesquisa e desenvolvimento até chegarmos à 1ª versão de protótipo”, explica Pontes.

Na busca em aprimorar o equipamento, foi desenvolvido um respirador de menor custo, com componentes de fácil escalabilidade e montagem mais rápida, que controla automaticamente a ventilação assistencial. Outro desafio da equipe foi montar um aparelho que será usado em condições extremas, em localidades com quadro reduzido de profissionais de saúde e com infraestrutura limitada.

A partir desse contexto e características técnicas, Jailson Pontes destaca que surgiu a 2ª versão do protótipo, batizada de “Respirador Pulmonar Mecânico ITN2020”. “Um equipamento de baixo custo, de fácil uso, instalação e manuseio, com ampla aplicação na remoção de pacientes entre hospitais através de ambulâncias, helicópteros, barcos, dentro das características logísticas da nossa região, uma vez que o protótipo tem uma autonomia de uso de até 3 horas”, ressalta.

O Senac AM se engajou no projeto do Respirador Pulmonar Mecânico ITN2020. O gerente do Centro de Informática Senac AM, Nailson Andrade, ressalta a importância da parceria da instituição com o ITN. “Devido à situação crítica vivida aqui no AM, há um movimento muito grande de diversas instituições para ajudar a combater a pandemia. O Senac AM articulou uma parceria com o Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN) para auxiliar na produção do respirador”, explica. O Senac AM irá disponibilizar o espaço com a infraestrutura e equipamentos que serão fundamentais para a produção inicial do Respirador Pulmonar Mecânico ITN2020.

Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN)

O ITN é um instituto de Tecnologia privado, que atua nos pilares de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação e negócios e visa gerar resultados, através da criação de projetos, serviços e produtos para seus clientes e a sociedade. Fundado em 2016, tem como missão desenvolver produtos a partir de tecnologia avançada e pesquisas aplicadas contínuas, onde a inovação é um de seus pilares de trabalho.

O ITN possui em seu quadro de colaboradores, profissionais que são especialistas, mestres e doutores, com altíssima capacidade de desenvolvimento. Os participantes envolvidos na concepção do Respirador Pulmonar Mecânico ITN2020 formam um quantitativo de 12 pessoas, entre elas, diretores, gerentes, engenheiros, médicos, fisioterapeutas, especialistas em máquinas e equipamentos industriais, entre outros.

Senac AM

Desde 11 de julho de 1947, o Senac atua no Amazonas no desenvolvimento de pessoas e organizações para o mundo do trabalho, com ações educacionais e a disseminação de conhecimento para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. A instituição possui em Manaus um moderno Centro de Informática, um Centro de Turismo e Hospitalidade, além da Faculdade de Tecnologia Senac e outras duas unidades que contam com um vasto portfólio de cursos nos segmentos de informática, comunicação, beleza, moda, gastronomia, gestão, comércio, segurança e saúde. O Senac também investe no interior do estado, propiciando instrução de qualidade a um número cada vez maior de amazonenses. Atualmente, a instituição possui unidades nas cidades de Tefé, Itacoatiara, Parintins, Coari e Manacapuru. Vale destacar que o Senac é mantido e administrado pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do AM.

Fonte: Fecomércio/AM

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar