10 de abril de 2021

“Sempre fomos e sempre seremos um país AAA”, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou ontem a decisão da agência de classificação de risco Standard and Poor’s (S&P) de rebaixar a nota da dívida americana de AAA para AA+ pela primeira vez desde 1917

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou ontem a decisão da agência de classificação de risco Standard and Poor’s (S&P) de rebaixar a nota da dívida americana de AAA para AA+ pela primeira vez desde 1917.
“Não importa o que uma agência pode dizer, nós sempre fomos e sempre seremos uma nação AAA. Apesar de todas as crises que passamos, temos as melhoras universidades, as melhores empresas, e os mais inventivos empreendedores”, disse Obama.
O presidente disse ainda que, apesar da redução da nota americana, os mercados ainda acreditam no crédito americano e que os EUA continuam um país seguro para os investidores. Obama aproveitou ainda para criticar o Congresso por arrastar as decisões cruciais para economia americana por debates políticos.
Ele reconheceu que, para os demais países, o debate prolongado do pacote fiscal aprovado na semana passada “poderia fazer grande dano a nossa economia e ao mundo”.

Disputa entre partidos

Na sexta, 5, quando rebaixou a nota americana, a S&P disse que a disputa entre os partidos -Democrata e Republicano- sobre a política fiscal americana a deixou pessimista sobre a capacidade dos EUA conter o deficit.
A S&P disse ainda que a medida reflete a opinião de que o pacote de medidas fiscais “fica aquém do necessário para estabilizar a dinâmica do débito do governo a médio prazo”.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email