Pesquisar
Close this search box.

Semmas faz balanço de 2009 e promete atuação mais combativa em 2010

A cada ano que passa, as questões ambientais tornam-se mais importantes e decisivas, principalmente para o estado do Amazonas e a capital, Manaus. Diante disto, a Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiebte e Sustentabilidade) fez avaliação do ano de 2009 e garantiu ações mais intensas para 2010. A secretaria considerou que realizou muitas ações contra queimadas este ano, contrariando a realidade do cenário atual que demonstra que a cidade de Manaus está sob um risco constante.
Durante balanço feito pelo secretário Marcelo Dutra, novas metas foram apresentadas, entre elas, maior fiscalização sobre a concessão de CRC (Certificado de Registro Cadastral) às empresas que mantêm frotas de veículos movidos a diesel, com a finalidade de reduzir a emissão de fumaça preta, principalmente pelos ônibus. Ele afirmou que hoje apenas 20% da frota em circulação na cidade possui o CRC, emitido pela Semmas, e a meta é aumentar esse índice..
Com relação ao histórico problema das queimadas em Manaus, Marcelo Dutra, que foi criticado por conta da postura lenta e fraca que a secretaria adotou, há cerca de 1 mês, quando uma intensa fumaça tomou conta da cidade por vários, ressaltou que a secretaria mobilizou o ano inteiro órgãos municipais quanto à problemática das queimadas, chamando atenção inclusive para os incêndios ocorridos em áreas gigantescas de floresta nos municípios do entorno da capital.
Marcelo disse que manterá o plantão 24 horas do serviço 0800-92-2000 para o atendimento de denúncias de queimadas urbanas, por entender que o serviço não pode funcionar exclusivamente em horário comercial, como acontecia na gestão passada.

Parcerias internacionais

As parcerias internacionais foram destacadas por Marcelo Dutra como sendo um dos principais ganhos da Prefeitura de Manaus, este ano. Segundo Dutra, a gestão ambiental do município em 2010 deverá dar um salto de qualidade a partir de projetos de alinhavados com os governos da Alemanha, Noruega, a CAF (Cooperação Andina de Fomento) e a BTH (Blekinge Institute of Technology) – universidade sueca situada na cidade de Malmo, na fronteira com a Dinamarca. Os projetos terão como finalidade traçar um plano de ação para a sustentabilidade da capital amazonense, como espaço urbano e administração pública.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar