Pesquisar
Close this search box.

Seminários discutiram desenvolvimento de pesca

Dois seminários aconteceram no Estado do Mato Grosso promovidos pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e fazem parte de uma ação da política territorial da pesca e aquicultura do baixo Araguaia. No dia 04 de julho, em Luciara, o debate foi sobre “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Tartarugas e no dia 05 de julho, em São Felix do Araguaia foi discutido o “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pirarucu”.
O objetivo dos seminários foi proporcionar aos aquicultores e pescadores interessados na atividade da aquicultura, o acesso aos conhecimentos técnicos e científicos sobre a produção, comercialização de quelônios (tartarugas) e do Pirarucu, gestão de empreendimentos aquícolas, a troca de experiências com técnicos de extensão, e ainda, reunir produtores interessados em desenvolver e integrar a cadeia produtiva. Os participantes ainda tiveram acesso a mais informações sobre desenvolvimento regional sustentável, conhecimentos para produção lucrativa, preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e incentivar o uso racional dos recursos naturais.
O seminário de Luciara contou com representantes da Sema (Secretaria do Estado do Meio Ambiente) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), produtores, aquicultores e o secretário de assuntos estratégicos do estado do Mato Grosso, Renaldo Loffi. Uma nova data foi marcada (16 a 23/07) para dar continuidade ao seminário com ações práticas e diferenciadas, como visitas em locais de desova das tartarugas e melhor conhecimento da espécie em seu habitat.
Em São Felix do Araguaia, o seminário contou com a participação de quase cem pessoas, entre aquicultores, produtores, órgãos da região e representantes da prefeitura. Além da palestra, foram feitas visitas técnicas a três reservatórios da região e em dois lagos naturais para estudos futuros.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar