Pesquisar
Close this search box.

Seminário quer empoderar mulheres em Manaus

https://www.jcam.com.br/0112_B1.png

A necessidade e vontade feminina de empreender quase sempre esbarram na falta de administração de tempo e de alinhamento com a satisfação pessoal. Para a mulher que busca empreender sem sacrifícios pessoais, a dica é o SEF (Seminário de Empreendedorismo Feminino) marcado para o próximo sábado (3). O seminário será ministrado pela coach e psicóloga, Mayara Cansanção, do Instituto Humanizar e tem como objetivo, capacitar a mulher para gerir o seu próprio negócio, alinhando sua satisfação pessoal e profissional.

Para empreendedoras e interessadas, o curso terá dicas sobre a gestão do tempo, como conduzir uma equipe, ter inteligência emocional para tratar de negócios, modelar sua ideia/ seu negócio para que estejam alinhados ao estilo de vida que desejam ter, além de conhecer sobre mídias sociais, marca pessoal e pitch (ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores).

De acordo com Mayara, como o empreendedorismo tem sido cada vez mais a melhor opção para nossos dias e procurar a melhor forma de se conseguir esse objetivo é também uma necessidade. “Buscar empreender fazendo o que gosta e em um segmento que lhe seja agradável faz parte da busca por qualidade de vida. Quem encontrar tempo para família e diversão, ainda empreendendo, está no caminho certo”, afirma a psicóloga.

Identificando prioridades

Para a psicóloga, empreender tem a ver com comportamento e disposição, mas para isso, alguns passos devem ser tomados. “Só descobri que precisava de tempo com meu filho, quando tive um tempo para meu filho. Isso me abriu os olhos para essa busca e hoje consigo administrar casa, tempo para filho e ex-marido. Iremos abordar essa escala de prioridade, pois é preciso identificar o que nos interessa para então podermos ir atrás”, disse.

Descobrir a hora de largar um emprego opressor ou que não satisfaz pessoal e profissionalmente pode ser o start para uma nova vida, diz Mayara. “Trabalhar com engajamento e sem opressão deveria ser algo normal. Recebemos mulheres que, por exemplo, trabalham na indústria e não querem largar do emprego, ainda que percebam que a falta de tempo e o trabalho em série seja opressor. A ideia é mostrar a essas mulheres o que é prioridade em suas vidas, quando é hora de largar o velho emprego e ser empreendedora”, comenta a coach.

Vendendo nas redes sociais

Para quem quer investir, Mayara sugere o uso das redes sociais como principal ferramenta publicitária, mas alguns cuidados são necessários. “Ter uma fanpage é diferente de uma página pessoal, o que se posta em uma, pode não ser interessante em outra. Daí vem nosso módulo de mídias sociais, é preciso trabalhar alguns aspectos de marca pessoal e no caso do pitch, saber como ‘se vender’ é importante para o sucesso pretendido. Tudo isso será ministrado com uma visão feminina”, conta Mayara.

Segundo a coach, a falta de conhecimento de algumas ferramentas tem dificultado essa venda nas redes sociais. “Se gasta com designers, na criação de logotipos e conteúdo e muitas vezes se esquecem de impulsionar a publicação, o que não gera o feedback necessário. Esse é só um exemplo do que vamos abordar nos módulos do seminário”, conclui Mayara.

Canal de comunicação

Mayara mantém uma página (www.mayaracansancao.com.br) que é usada como canal de divulgação e comunicação. Confira um trecho de um dos artigos publicados:

“É crescente o fortalecimento do empoderamento feminino. Para muitos, as transformações que uma mulher empoderada pode fazer potencializam a educação, o empreendedorismo, o trabalho e muitos outros ambientes. No movimento Mulheres em Conexão, elas se unem para apoiar outras mulheres, nos negócios, na carreira, na família e por que não expandir para a vida? Eu particularmente sou a favor e fomento o empoderamento econômico feminino, onde os negócios comandados por mulheres podem ter muito mais que amor, carinho, dedicação, lazer, entrega de valor e transformação. Eu acredito que negócios comandados por mulheres podem ter lucro”.

Para iniciantes

O SEF foi criado em 2015, objetivando fomentar o empreendedorismo feminino e proporcionar ferramentas práticas e de gestão para mulheres empreendedoras. O foco principal do SEF são as empreendedoras iniciantes, para isso o projeto conta com uma linguagem totalmente voltada para esse Universo.

Recentemente, Mayara Cansanção foi a única representante do Norte do Brasil no Workshop Latino Americano de Empreendedorismo – EMPRENDESUR, que ocorreu no final de outubro, no hotel Marriott Tuxtla Gutierrez, em Chiapas -no México. Ela apresentou uma ferramenta de sua autoria, chamada Person, que visa modelar uma ideia de negócio com consistência, de forma a viabilizar um projeto para entrar em ação. O evento reuniu especialistas em empreendedorismo de vários países.

O QUE? Seminário de Empreendedorismo Feminino
ONDE? Novotel Manaus (av. Mandii, nº 4 – Distrito Industrial)
QUANDO? Sábado (3) das 8h às 20h
INSCRIÇÕES: www.seminarioef.com/inscricoes

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar