Seminário incentiva jovem a abrir primeiro negócio

Especialistas orientam futuros empreendedores hoje e amanhã, 17, no 1ºSeminário Municipal de Empreendedorismo Jovem, no auditório da unidade 1 da Uninorte, na Avenida Joaquim Nabuco, 1232, Centro, a partir das 8h. Realizado pela prefeitura de Manaus, através da Semje (Secretaria Municipal de Juventude) e Semtrad (Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social), o evento visa orientar os jovens sobre as oportunidades no mundo dos negócios e inserção no mercado de trabalho através do desenvolvimento de aptidões vocacionais e de uma visão crítica sobre o tema.
De acordo com Bruno Soares, gerente de Desenvolvimento de Projetos e Pesquisas da Semje, a ideia do evento nasceu devido ambas as secretarias possuírem projetos voltados para o jovem empreendedor. “A nossa expectativa é mostrar para o público que é possível o jovem desenvolver aptidões de empreendedorismo e poder aplicá-las nos mais diversos segmentos, favorecendo a sua inserção no mundo trabalhista”, destacou.
Ele conta ainda que o público alvo do evento vai desde quem nem ao menos sabe o que empreendedorismo até aqueles que desejam abrir seu próprio negócio. “Tivemos uma grande procura de inscrições, que logo nos primeiros dias foram esgotadas, com cerca de 180 inscritos”, disse Soares, que ainda revela, que devido a demanda a prefeitura já planeja uma segunda edição do evento para ainda este ano.
Membro da CDLM/Jovem (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus), o subsecretário da Semje, Rodrigo Guedes, afirmou que essa é uma oportunidade do público jovem obter informações de profissionais e empresários que deram certo no mundo dos negócios. “O objetivo do seminário também é criar a possibilidade dos jovens conhecerem e conversarem com profissionais experientes no assunto e também adquirirem segurança para abrir seu próprio negócio”, disse.

Palestrantes do Seminário

Entre os palestrantes do evento está o diretor-presidente da Masa da Amazônia, Ulysses Tapajós, que falará sobre a importância e os desafios da ‘Gestão Empresarial Moderna’. Além dele, também estarão presentes no evento o presidente da CDLM/Jovem, José Benchimol, com a palestra ‘Os 10 Mandamentos da Inovação’; o diretor-técnico do Sebrae/AM, Maurício Seffair, com informações sobre ‘Como abrir uma empresa’; o professor e escritor Iyad Hajoj, com o tema ‘Marketing e Empreendedorismo para Pequenas Empresas’, além de outros palestrantes.

Paralelo ao Seminário haverá também exposição de trabalhos e apresentação de estandes de instituições com informações sobre capacitação, fomento e exibição de documentários e filmes sobre business entre os jovens.
Para a universitária, Paloma Carvalho, 29, a iniciativa dos órgãos mostra a preocupação em proporcionar base mesmo para aquele jovem que ainda não tem interesse em montar seu próprio negócio, mas ela também salienta a importância de sempre divulgar eventos deste segmento. “Quando eu soube do seminário as inscrições já haviam se esgotado, o que é bom de certa forma, porque isso é uma prova do interesse dos jovens em aprender mais, porque ser empreendedor não é necessariamente querer abrir uma empresa, mas sim ter um perfil criativo, ter iniciativa, atitude e buscar soluções inovadoras”, disse a jovem empreendedora, que pretende montar uma empresa no próximo ano.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email