Semana do Meio Ambiente discute Revisão do Protocolo de Kyoto

A Prefeitura de Manaus deu início a sua programação da Semana do Meio Ambiente com a realização, nesta segunda-feira, às 9h, do Seminário Municipal sobre Aquecimento Global com Formulação de Propostas para Revisão do Protocolo de Kyoto, que ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Manaus.
O evento teve como objetivo dar o pontapé inicial para a elaboração de uma proposta amazônica a ser encaminhada para a COP15, a Conferência Mundial das Partes, que acontecerá em dezembro, em Copenhagen, na Dinamarca, com a finalidade de discutir os mecanismos de remuneração dos serviços ambientais prestados pela floresta amazônica, visando à redução de emissões de gases de efeito estufa.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, um dos defensores da elaboração de uma proposta brasileira afinada com os interesses da Amazônia, encabeça o movimento, que já conta com a adesão da Confederação Nacional dos Municípios e da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal.

Remuneração garantida

Segundo Marcelo, a preocupação maior será a de garantir que a floresta não tenha apenas a função de compensação em créditos de carbono acumulados para iniciativas que venham causar danos futuros.
O que se quer é que a remuneração seja feita em função dos danos já causados e também pelos outros serviços ambientais prestados pela floresta, não apenas pelo acúmulo de carbono.
O seminário será o primeiro evento preparatório. As propostas discutidas e saídas dele serão apresentadas em outubro num grande encontro que a Prefeitura de Manaus estará realizando com a participação de mais de 2.000 pessoas, entre representantes de prefeituras de municípios de região amazônica, representantes da Frente Parlamentar Ambientalista e de outros seis países, entre os quais a Alemanha, por meio da agência de cooperação InWent, do governo alemão.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email