Pesquisar
Close this search box.

Semana da gratidão

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Articulistas%201/Articulistas%202/Cintia%20Lima.jpg

O Dia da Gratidão é comemorado anualmente em 06 de janeiro no Brasil, como data dedicada ao agradecimento é um momento em que podemos expressar nosso obrigada por tudo o que somos, temos e por todas as pessoas que estão ao nosso redor. Por aquilo que nos acontece de bom e por todos os desafios com os quais nos deparamos. Certamente esta data é apenas um marco para nos lembrarmos de todos os benefícios que o exercício de agradecer pode nos proporcionar, pois através do hábito constante de agradecer, mesmo nas situações mais adversas nos despertará para atitudes positivas em relação à vida e nos fortalecerá diante das dificuldades.

No livro O Mapa da Felicidade – Cure a sua vida e honre sua história, Heloísa Capelas nos aponta uma perspectiva de que ser positivo é ainda mais importante que a felicidade, porque é o que dará sustentação para que possamos viver e saborear os momentos em que estamos felizes. Afinal, coisas que nos entristecem, aborrecem, sugam, cansam, minam a felicidade. Na positividade, você pode estar triste, irritado e até infeliz, mas permanecerá íntegro (completo, inteiro, honesto, honrado). 

De acordo com a Psicologia Positiva, quando você agradece sua mente começa a conectar pensamentos bons, e os pensamentos bons estão internamente atrelados a emoções positivas, provocando a liberação de endorfina e serotonina, que são os hormônios da felicidade. Um dos pressupostos da Programação Neurolinguística é que tudo aquilo que pensamos nós sentimos, e a Psicologia Positiva reforça isso, especialmente através da gratidão.

Esse exercício visa mudar a sua química interna proporcionando bem estar e felicidade. E quanto mais vezes você fizer, melhor irá se sentir, e com o passar do tempo isso irá criar um hábito dentro de você tanto de exercitar a gratidão como de se sentir bem.

Eu sei que este tema ficou muito exposto nas redes sociais e com isto, um sério risco de banalizar e apesar de escrever, fazer treinamentos sobre o poder da gratidão e aplicar ferramentas em meus processos de Coaching que realmente tem um efeito positivo em meus clientes, percebo que muitas pessoas ainda não acreditam na influência positiva desse sentimento, por consequência ainda não encontraram formas efetivas de incluir em seus hábitos diários.

Começo de ano e com ele um olhar para o que podemos mudar e transformar em nós nestes novos 12 meses que surgem à nossa frente, posso registrar alguns benefícios da gratidão e de alguma forma estimulá-los a agradecer, afinal quando agradecemos descartamos os pontos negativos da nossa vida, focamos a nossa atenção e energia para o que há de bom e gerar ganhos como:

– Melhora a saúde do corpo: Estudos comprovaram que pacientes que demonstravam mais gratidão indicavam níveis menores biomarcadores inflamatórios, responsáveis por mostrar os níveis de inflamação no organismo. Além disso, foram analisados a melhora na qualidade do sono, bom humor e menos cansaço. 

– Melhora a saúde mental: Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Mississipi e da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, comprovaram que quando nos sentimos gratos pelas pessoas próximas a nós e por seus gestos de carinho, nossa saúde mental apresenta grandes quadros de melhora. Foi concluído após 21 dias de estudo, que os pacientes que listaram as razões pelas quais eram gratos simplesmente apresentaram uma melhora na saúde mental e bem estar geral. No entanto, os pacientes do primeiro grupo apresentaram queda na vitalidade.

– Pode ajudar a manter relacionamentos e relacionamento amorosos: Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos EUA selecionou 65 casais que estavam em relacionamentos duradouros, satisfatórios onde ambos eram comprometidos. Os pesquisadores então passaram a analisar os altos e baixos de cada par. Eles constataram que as alegrias e tristeza eram muito influenciadas pelo sentimento de gratidão de cada parceiro. Para eles, o sentimento de gratidão, quando transmitido nas situações mais conflitantes, tem o poder de regenerar e dar manutenção aos relacionamentos amorosos.

– Melhorar a Auto Estima e Reduz a Rivalidade: Em 2004, o Journal of Applied Sport Pyschology realizou uma pesquisa onde a gratidão aumentou a autoestima de diversos atletas. Afinal, acreditar no próprio potencial influencia diretamente no desempenho de cada um. Outros estudos apontam  que a gratidão reduz as comparações sociais. Pessoas gratas sabem como apreciar as conquistas dos outros, dessa forma, sentimentos mesquinhos como a inveja, os ciúmes e a cobiça não ganham mais tanta evidência.

Não vou esgotar os inúmeros benefícios em sermos gratos, aumentado nossa positividade e nos permitindo experimentar a felicidade de uma forma mais plena. E o mais interessante é que a gratidão não exige nada de nós, ela pode ser exercida através de coisas simples como agradecer pelo dia de sol ou chuva, por terem aberto a porta para você, pelo alimento, pelos amigos e por tudo ao seu redor.

No dia 06, eu e minha equipe estimulamos e aproveitamos para agradecer alguns clientes que estavam em nossa lista de agradecimentos de 2019, presenteando com o Pote da Gratidão e você pode fazer também. É bem simples! Pare e agradeça, por 3 coisas que aconteceram no seu dia ou na sua vida. Pode ser uma coisa bem simples, como a cadeira que você senta, pode ser pela oportunidade de participar de um evento ou de estar em família, o importante é parar e buscar coisas boas que aconteceram no seu dia. Isso irá fazer total diferença no seu estado de espírito.

Por que o pote? Ele serve como uma lembrança para você fazer o exercício e também como um depósito de coisas boas. Depois de escrever estes três motivos de agradecimento no dia, você pode depositar em seu pote e guardar durante o ano inteiro. A nossa mente atribui emoções a algumas coisas como letras de música, lugares, pessoas e também a coisas. A cada vez que você se relacionar de forma positiva com o seu potinho da gratidão, os sentimentos bons irão vir com mais velocidade e intensidade. Entende? Assim a cada coisa que for agradecer, escreva num papelzinho e deposite no seu pote! Ao final de 2020 ou mensalmente, você pode retirar os papéis e verificar quantas coisas boas você teve para agradecer neste período, além de habituar-se em AGRADECER!

Lembre-se que a gratidão é a memória do coração e é clichê, mas vale registrar: Em um coração em que mora a gratidão, também habitará sempre a felicidade. Bora ser feliz hoje e sempre!

*Cintia Lima, Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional, [email protected] – 92 981004470

Cíntia Lima

é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] - 92 981004470
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar