Ao passo que a Ford jogou a pá de cal sobre a cova que cavou para a Troller, a Great Wall confirmou quase em simultâneo sua entrada no Brasil e com pensamento maior que o da marca americana, fazer 100.000 carros por ano aqui.
Com o mundo do off road triste pela perda de seu expoente 4×4, ainda mais por encerrar a única marca de carros brasileira em muitos anos, qual será o “sucessor” nacional do Troller T4?
A resposta ainda não está disponível, mas players existem e um deles pode fazer sucesso por aqui, aliás, até mais que o jipe cearense, afinal, a produção não seria assim tão limitada quanto do modelo que se despede.
Como já falamos, a Great Wall tem pelo menos um time completo de utilitários prontos para entrar em campo, mas sabemos também que não há espaço para todos. Contudo, o Tank 300 é uma opção interessante da marca Tank.
Dele, a novidade é a versão “Ranger” (qualquer semelhança é mera coincidência…), que iniciou sua produção em Chongqing, China. O Tank Ranger é uma versão “reforçada” do utilitário 4×4 da Great Wall e parece muito bom para o fora de estrada.
Customizado pelas empresas Yunliang e Koman, o Tank (300) Ranger vem com suspensão dotada de amortecedores ajustáveis com nove estágios de atuação, para garantir estabilidade e conforto nos mais diferentes terrenos e condições.
Jeep Commander terá pré-venda iniciada na próxima quinta 26
No dia 26 de agosto, a Jeep fará o lançamento mundial do Commander, seu mais novo modelo de sete lugares, que se junta aos irmãos Grand Commander, Grand Cherokee L, Wagoneer e Grand Wagonner.
Serão 500 unidades no lote de pré-venda e as reservas poderão ser feitas através do site https://commander.jeep.com.br/, mediante um sinal de R$ 5.000,00. Os pedidos poderão ser feitos ainda em qualquer um dos 200 concessionários da Jeep.
Caso tenha feito a reserva através do site, o cliente deverá ir até um revendedor da Jeep para finalizar o pedido. Se desistir da compra, o mesmo terá o valor do sinal retornado.
Como vantagem para atrair esses primeiros compradores do Commander, a Jeep irá oferecer gratuitamente um welcome kit composto por uma mala de viagem em couro com a logomarca com o nome do modelo e um kit Trousseau (necessaire com produtos de higiene da marca).
Além disso, todos que comprarem até o final da pré-venda, dia 7 de outubro, terão três primeiras revisões grátis, embora não seja difícil acreditar que em horas ou no dia seguinte, o lote já estará esgotado…
Para quem fizer a aquisição como pessoa física, no varejo, a Jeep pagará o valor da tabela Fipe nos modelos Renegade ou Compass usados.
Fusca pode renascer com versão elétrica, mas não pelas mãos da Volkswagen
As empresas chinesas gostam de fazer releituras de produtos lançados no ocidente e isso tem feito muito sucesso, principalmente quando pensamos em eletrônicos. O setor automotivo parece querer seguir essa tendência e uma das montadoras mais famosas do país asiático, a Great Wall, gerou uma certa polêmica ao revelar um protótipo de carro elétrico que se parece muito com o Fusca, clássico compacto da Volkswagen que dominou o mercado por décadas.
Chamado de Ballet Cat, o automóvel será mostrado com mais detalhes no Salão do Automóvel de Chengdu, que acontece no próximo dia 29 de agosto. Ao observar as imagens, percebe-se que ele traz linhas muito parecidas com o Fusca, isso sem contar a parte interna, equipada com volante e acabamento semelhantes ao modelo alemão. O diferencial, além de todo o pacote de equipamentos, que deve ser robusto, é a motorização elétrica, já confirmada pela Great Wall.
Se chegar ao mercado, porém, o “Fusca elétrico” chinês deve enfrentar problemas de ordem jurídica. Isso porque a Volkswagen já considera investigar se há plágio no desenvolvimento do projeto desde a aparição de um outro clone de Fusca, o Punk Cat, revelado pela Great Wall em abril no Salão do Automóvel de Xangai, e que tem aparência mais semelhante ao Fusca moderno, que teve sua produção encerrada em 2019, na Alemanha.
Foto/Destaque: Divulgação