Pesquisar
Close this search box.

Sejusc realiza campanha ‘A sua moedinha me prende aqui’ nos semáforos de Manaus

Sejusc realiza campanha ‘A sua moedinha me prende aqui’ nos semáforos de Manaus

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou no dia 14/12, ações de conscientização da campanha “A sua moedinha me prende aqui”, em semáforos de trânsito situados nas zonas sul, centro-sul e leste de Manaus.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a prática de dar esmola, que contribui para a permanência das crianças e adolescentes nas ruas, favorecendo sua vulnerabilidade social e a situação de exploração de trabalho infantil.

Trabalho infantil – No Brasil, em 2016, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA), de um total de 40,1 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, 1,8 milhão estavam no mercado de trabalho. O que significa dizer que a taxa de trabalho infantil no Brasil, em 2016, era de 4,6%.

 De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (2019-2022), aproximadamente 2 milhões 390 mil crianças e adolescentes estavam no mercado de trabalho, o que equivale a uma taxa de trabalho infantil de 5,96%.

Projeto “Em busca do tesouro”

O projeto Busca do Tesouro nasceu da necessidade de transmitir didaticamente à sociedade brasileira de que forma o Estado realiza a administração dos recursos públicos. Temas como responsabilidade fiscal, função social dos tributos, qualidade do gasto público, transparência das contas públicas fazem parte do debate nacional nas redes sociais, jornais e programas de TV. O tratamento desses assuntos tem impacto direto na vida das pessoas, mas elas geralmente não têm familiaridade com eles e não sabem ao certo o que significam.

O projeto dissemina alguns desses conceitos, tão importantes para a compreensão da realidade em que vivemos. Todo cidadão tem o direito de saber como os governos usam o dinheiro público, que é de toda a sociedade. Desse modo, é fundamental promover a educação fiscal e financeira e o acompanhamento cidadão das políticas públicas desde os primeiros anos, desenvolvendo noções de responsabilidade social e pessoal e estimulando novos comportamentos.

O canal escolhido para veicular esses temas é a Turma da Mônica, que há mais de 50 anos tem forte presença no imaginário popular brasileiro.

Quer conhecer o projeto? Acesse https://embuscadotesouro.tesouro.gov.br/projeto

Sindireceita lança campanha #OServiçoPublicoÉdeTodos”

O Sindireceita – Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil lançou a campanha #OServiçoPublicoÉdeTodos” em favor do reconhecimento da importância do serviço público e contra a reforma administrativa

Com a campanha o Sindicato busca ampliar os debates e dialogar com a sociedade mostrando que o serviço público representa a materialização de direitos da população, que estão ameaçados pela proposta de reforma administrativa, encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional.

Participe das ações da campanha e compartilhe os materiais que serão disponibilizados no site e nas redes sociais do Sindireceita (www.sindireceita.org.br). Vamos juntos mostrar para a sociedade a importância dos serviços públicos e de seus servidores. Assista o vídeo de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=24wRonJ7IXE&feature=emb_logo

#OServiçoPublicoÉdeTodos

Escola de Contas do TCE-AM encerra atividades com palestra de ministro do STF

Com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) realiza na próxima sexta-feira (18), às 15h (hora Manaus), um grande evento virtual para marcar o encerramento das atividades letivas do ano de 2020.

A solenidade contará com transmissão pelas redes sociais do TCE-AM no Instagram, Facebook e YouTube e terá interpretação na linguagem de libras.

Organizado pela coordenadora-geral da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos, o evento tem  apoio do conselheiro-presidente do TCE, Mario de Mello, terá a palestra de encerramento do ministro Luís Roberto Barroso, que abordará sobre “Um olhar sobre o mundo e sobre o Brasil à luz do direito”

As inscrições para participação na solenidade podem ser realizadas no moodle.tce.am.gov.br e contará com certificado de participação emitido pela ECP após o evento.

Prazo para fazer acordo com a Receita Federal termina dia 29 de dezembro

O prazo para aderir ao acordo de transação para processos tributários em discussão administrativa (contencioso tributário), regulamentada pelo Edital de Transação por Adesão nº 1 de 2020, termina dia 29 de dezembro de 2020, às 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), hora de Brasília.

O contribuinte que aderir à transação tributária no contencioso administrativo de pequeno valor poderá obter redução de até 50% do valor da dívida, que poderá ser paga em até 60 meses. A adesão deve ser feita pelo site da Receita Federal, através do Portal e-CAC, na seção “Pagamentos e Parcelamentos”.

O acordo é destinado a pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte que tenham débitos tributários sob sua responsabilidade, que estejam sendo discutidos em processos administrativos de até 60 salários-mínimos por lançamento fiscal, ou processo considerado individualmente.

Acesse o link para saber como proceder: https://www.gov.br/pt-br/servicos/fazer-acordo-para-processos-de-pequeno-valor

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar