Pesquisar
Close this search box.

Seis Super Dicas para fortalecer o coração

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no mundo, com 30% dos óbitos globais. No Brasil, 350 mil pessoas morrem por DCV, por ano. Destas, 1/3 são por infarto e o colesterol alto é o principal fator de risco. Estes dados assustadores comprovam a importância de cuidar do coração que, com a correria do dia-a-dia, acaba sendo deixada de lado junto a hábitos simples e fáceis de adotar, mas que podem fazer toda a diferença para a saúde cardiovascular.
Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever, recomenda seis super dicas para quem quer contribuir com a saúde do coração, podendo prevenir doenças cardiovasculares como AVC, colesterol alto, infarto, entre outras. Anote e coloque em prática agora mesmo!

Eu me remexo muito!
Se você caminhar 30 minutos todos os dias já será o suficiente para trazer benefícios.Outra dica é, se você trabalha sentado por muito tempo, procure ficar por 5 minutos em pé, a cada hora. O sedentarismo faz com que menos calorias sejam gastas, favorecendo a obesidade em todas as faixas etárias. Alguns dos benefícios da atividade física incluem: redução do colesterol ruim e aumento do bom, ajuda na manutenção do peso corporal, fortalece a musculatura, mantém os níveis corretos de glicose no sangue, promove liberação de substâncias que proporcionam prazer e ajuda no controle da ansiedade.

Meu peso está saudável?
O excesso de peso pode provocar aumento da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue. Uma maneira de acompanhar se seu peso esta adequado é realizar o cálculo do IMC (Índice de massa corpórea) que indica se seu peso esta proporcional a sua altura. Mas, é importante sempre procurar um acompanhamento médico e de nutricionista para saber a melhor forma de se manter no peso ideal.

Não fumo, obrigada!
Fumar aumenta o risco de desenvolver infarto e AVC. E não é só o coração que fica prejudicado: os pulmões, a bexiga e o pâncreas também podem ser afetados.Entre as mais de 4.700 substâncias nocivas presentes no cigarro, a nicotina é a responsável pela dependência, que é maior do que a de drogas como a cocaína e a heroína.

Eu me conheço
Faça exames de rotina ao menos uma vez ao ano, mesmo sendo uma pessoa saudável, para saber os valores da sua pressão arterial, níveis de colesterol e glicose. Para tal, procure um clínico geral, endocrinologista ou um especialista de sua preferência, que possa avaliar suas condições físicas e psicológicas, além do seu estilo de vida, e indicar os exames mais adequados para o seu caso. Quando as doenças são tratadas de forma preventiva, as chances de que o problema possa ser controlado, ou até mesmo evitado, são grandes. Proteja-se!

Controle o estresse – 1, 2, 3, 4, 5, 6…
Quando muito freqüente ou muito intenso, o estresse pode evoluir e causar alterações no organismo, facilitando o aparecimento ou agravamento de doenças. Portanto, para o estresse não atrapalhar sua qualidade de vida, lembre-se de desenvolver e aplicar técnicas como meditação, ioga, exercícios físicos, respiração, planejar e realmente tirar suas férias, entre outras atividades que te dão prazer.

Você é o que você come!
Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com pouca gordura, sal e açúcar beneficia o coração e evita o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, elevação da pressão arterial e aumento da glicose no sangue. Opte sempre por cremes vegetais ricos em gorduras “boas” como as mono e poliinsaturadas.

Sobre Becel
Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada do coração. Dentro de seu portfólio estão os cremes vegetais Becel Original com e sem sal e Becel sabor Manteiga, ambos contêm óleos vegetais e vitaminas A, D e E. A segunda versão ainda conta com um sabor mais semelhante à manteiga.Outro variante presente no portfólio da marca é o creme vegetal Becel Pro-Activ que possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada uma ingestão mínima de 1,6g dessa substância todos os dias, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de apenas duas porções do produto, em conjunto a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar