Pesquisar
Close this search box.

Segurança e melhorias na saúde avançam em Manaus

O policiamento comunitário é o cerne do programa Rede de Vizinhos Protegidos, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Por meio de visitas regulares a moradores e de um canal de comunicação direto por mensagem de celular, equipes policiais de três Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) realizam patrulhamento e outras ações preventivas para inibir a criminalidade. Atualmente, a ação ocorre nos bairros Planalto, Dom Pedro, na zona centro-oeste, e Novo Aleixo, na zona norte. 

Em Manaus, a Rede de Vizinhos Protegidos foi iniciada pela 17ª Cicom com foco no bairro Planalto, na zona centro-oeste. Desenvolvido por policiais militares de Minas Gerais, o modelo também é adotado pelas equipes da 27ª Cicom, no Núcleo 15, da Cidade Nova, zona norte; e, neste ano, foi implantado no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste, pela 10ª Cicom.

“A política de proximidade entre a Polícia e o cidadão favorece quando aumenta os laços de confiança. Dessa forma, nós conseguimos obter mais informações vindas diretamente da população e podemos direcionar nosso policiamento de forma mais precisa”, destacou o major Santos Correia, subcomandante do CPA Centro-Oeste.

De acordo com a PM, a principal demanda dos moradores em relação à segurança envolve roubos e perturbação do sossego. Os casos precisam ser registrados por meio de Boletim de Ocorrência (BO), mesmo com a atuação da Rede de Vizinhos Protegidos.

Com o programa, os policiais militares executam uma série de ações de caráter preventivo, seja orientando cuidados por parte dos moradores, seja realizando monitoramento mais aproximado em áreas sensíveis. Policial mais antigo do programa, o sargento Ney Silveira disse que conhecer a rotina dos moradores ajuda no trabalho da polícia e facilita a identificação de qualquer atitude suspeita.

“Já tivemos inúmeros veículos recuperados, roubo impedido, receptação de furto e até estupro de vulnerável. O morador, hoje em dia, não guarda a informação para si. Quando vê um elemento, um veículo suspeito, de pronto aciona a Polícia Militar através dos grupos de Whatsapp. Temos a possibilidade de dar uma resposta rápida. Em poucos minutos procedemos a uma abordagem e verificamos a intenção do elemento na comunidade”, explicou.

Moradora há 34 anos do conjunto Novo Edge, na Redenção, zona centro-oeste de Manaus, a dona de casa Elaine Lins disse que antes da chegada da Rede de Vizinhos Protegidos havia pensado até em se mudar.

“Eu não aguentava mais termos as casas invadidas, inclusive minha casa foi assaltada em pleno domingo pela manhã. O meliante pulou o muro da casa dos fundos. Esse projeto é excelente. Aprendemos muito sobre segurança e não cuidamos só da nossa casa, mas dos nossos vizinhos também. Quando vemos alguma atitude suspeita, já colocamos nos grupos do WhatsApp”, disse.

Serviço de Apoio Emergencial à Mulher é reforçado 

Para reforçar os serviços direcionados às mulheres vítimas de violência, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (24/09), uma nova unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), o Sapem Centro-Oeste. O local funciona das 8h às 17h, anexo ao 17° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Acopiara, 134, bairro Redenção.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) da Sejusc, já existem outras cinco unidades na capital: Sapem Oeste, na Compensa; Sapem Centro-Sul, no Parque Dez; Sapem Norte, no Cidade de Deus; Sapem Leste, no São José Operário; e o Sapem Sul, na Colônia Oliveira Machado.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, este atendimento é fundamental, pois somente por meio de denúncias e da coragem das mulheres é possível enfrentar os casos de violência.

“Com o Sapem, podemos ter a possibilidade de ajudar essas mulheres, e essa é uma responsabilidade muito grande. A palavra salva, e quando você ouve uma palavra de esperança, isso é capaz de curar as aflições. As pessoas que vão entrar aqui têm muitas dores, e cabe a nós curar essas dores e prepará-las para o recomeço”, afirma a gestora.

Os Sapems exercem um papel fundamental no atendimento para mulheres em situação de violência, com atendimento psicossocial, psicológico e orientação jurídica, bem como encaminhamento para o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e outros órgãos competentes. Já as mulheres em situação de risco iminente são encaminhadas para a Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, com endereço sigiloso.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, afirmou que os serviços oferecidos pelos Sapems garantem uma assistência humanizada à mulher em situação de violência.

“É nosso dever proteger as mulheres, por isso estar ampliando os atendimentos do Sapem para a zona centro-oeste é uma conquista. É a garantia de que a mulher terá a assistência necessária quando ela precisar, aqui ela terá apoio que precisa”, disse.

Acolhimento – A psicóloga do Sapem Centro-Oeste, Vanessa Duarte, reforçou a importância deste atendimento para as mulheres, principalmente no que se refere ao cenário vivido por elas depois da agressão.

“A mulher chega na unidade fragilizada, então ela precisa de um acolhimento que explique quais são os direitos que possui. Muitas das vezes ela chega com o pensamento desorganizado, desestruturada, devido à violência, então temos o trabalho de estruturar essa mulher deixando claro que ela não está sozinha. Essa é a importância do Sapem, de fortalecer a mulher e que ela possa sair do ciclo de violência”, declarou.

Em três anos, FCecon realizou 12,3 mil consultas e cirurgias 

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ofertou 11.352 consultas de primeira vez e retorno e 1.024 cirurgias para o tratamento do câncer de mama, entre os anos de 2019, 2020 e primeiro semestre de 2021. 

Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 222 cirurgias, 394 consultas de primeira vez e 2.796 consultas de retorno/seguimento, além de 33 altas oncológicas.

Desde que a atual gestão assumiu a administração da Fundação Cecon, foram conquistados muitos progressos e melhorias para o tratamento do câncer de mama no Amazonas. Dentre as melhorias, estão a redução do tempo de espera para a realização de cirurgias oncológicas nas mamas, que antes era de 90 dias e que, nos últimos três anos, vem sendo de 30 a 40 dias.

“Isso foi possível graças à implantação do Serviço de Navegação da Mastologia, em maio de 2019, e às mudanças no fluxo de atendimento do serviço de Mastologia. Estamos em contínuas melhorias e visando também a ambulatorização, que é realizar a biópsia da mulher sem a necessidade de internação”, disse o mastologista Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon.

Acolhimento e discussão de casos – Outra medida da atual gestão da FCecon, juntamente com o serviço de Mastologia, foi implantar duas importantes reuniões.

Uma delas é voltada para o acolhimento de pacientes dias antes da cirurgia. Às sextas-feiras, em reunião com os profissionais da Mastologia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e da Navegação, pacientes e seus familiares e acompanhantes recebem as orientações sobre as cirurgias e o tratamento como um todo, sendo realizado ainda um checklist dos exames pré-operatórios.

Em função da pandemia de Covid-19, foi preciso suspender essas reuniões, aguardando-se o restabelecimento total da segurança epidemiológica em relação ao novo coronavírus.

Já as mesas-redondas da Mastologia, também criadas em 2019, já retornaram. No encontro, os médicos especialistas e residentes se reúnem para discutir a melhor conduta cirúrgica para cada caso de câncer de mama. A reunião ocorre toda terça-feira.

Pandemia – Durante os dois picos da pandemia de Covid-19, o serviço de Mastologia realizou ações para não prejudicar o tratamento das pacientes com câncer de mama.

Prefeito de Manaus faz lançamento de unidade de saúde em bairro planejado

Mais uma Unidade Básica de Saúde – Foto: Marcely Gomes / Semcom

As Zonas Oeste e Centro-Oeste de Manaus contarão com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 4, no Parque do Cidadão da Amazônia, no bairro Parque Mosaico, primeiro bairro planejado da capital. O prefeito David Almeida anunciou, nesta quinta-feira (7), como primeiro equipamento deste grande conceito inovador, a obra que tem tempo estimado de construção de oito meses e custo aproximado de R$ 4,5 milhões.

O projeto arquitetônico desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano contempla a construção de UBS com 1.168 m² metros quadrados de área e capacidade para atuação de até quatro equipes de Estratégia Saúde da Família. O equipamento comunitário completo é composto por consultórios de enfermagem, médico e odontológico, salas de curativo, de vacina, de coleta de sangue, entre outros serviços gratuitos.

A UBS será implantada no núcleo institucional do Parque do Cidadão, que faz parte do maior projeto habitacional democrático do Brasil, conforme explicou o presidente da Mixcon Incorporadora, Nelson Zogbi, ao lado de Camila Cabral, da DPC Empreendimentos.

A UBS atenderá tanto os moradores do Bairro Parque Mosaico, quanto os residentes nos bairros adjacentes como Ponta Negra, Lírio do Vale, Santo Agostinho, Planalto e outros. A área onde estará situada a UBS, é área densamente ocupada, onde moram mais de 300 mil pessoas. O prefeito David Almeida agradeceu aos empresários pela doação do terreno que permitirá a implantação de diversos equipamentos públicos.

“Eu quero ser o parceiro das empresas para que possamos difundir isto para o Brasil. Aqui será a nova Manaus, a Manaus planejada, a Manaus que todos nós queremos. Nós temos recursos e capacidade para fazermos 20 UBS porte 4. Qual a nossa dificuldade? Conseguir área. Quando o José Henrique foi lá comigo, eu disse: você está falando música para os meus ouvidos. A equipe da Mixcon esteve comigo na quinta-feira; na sexta-feira, a minha equipe da saúde já veio aqui, já aprovou o terreno; a equipe da educação já veio aqui, aprovou o terreno.  Por isso eu vim aqui lançar a pedra fundamental, hoje, para a construção de uma UBS tipo 4, que é a nova forma de fazermos saúde básica na cidade de Manaus. Vamos trazer escola integrada com uma creche, guarda municipal. Existe a possibilidade de instalarmos aqui a Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto do Planejamento Urbano. Vamos trazer estruturas da prefeitura para um bairro organizado”, afirmou David Almeida.

Parque Ecológico

No Parque Mosaico, bairro que faz divisa com os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versailles, Ponta Negra e Tarumã, está sendo implantado o Parque do Cidadão, um grande parque ecológico com aproximadamente 720 mil m² de área verde. O espaço destinado à fauna e flora é quase o dobro da área do Parque Municipal do Mindu, que possui 408 mil m².

Foto/Destaque: Divulgação
Reportagem de Laíssa Carvalho e Rita Ferreira

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar