Pesquisar
Close this search box.

Segundo semestre traz boas perspectivas para concurseiros

Quem busca ingressar no serviço público,  o segundo semestre de 2021 traz boas perspectivas e muito otimismo,  pelo menos para os especialistas em concursos públicos. O cenário promissor tem um motivo: a  temporária de abertura  dos certames para ingresso na carreira pública, após a restrição imposta pela pandemia. 

Os certames na área policial, fiscal e saúde estão entre os mais esperados, conforme o professor Fábio Silva, do Sou Concurseiro e Vou Passar. “Policia Civil,  Policia Militar e Corpo de bombeiros trata-se novamente de trazer um efetivo em razão das últimas defasagens. Tivemos muitas aposentadorias nos últimos dez anos e também muitas mortes com a pandemia, então o governo está precisando repor o quadro de toda a categoria”. 

O momento já era esperado desde o ano passado, quando o número de casos de Covid apresentou queda, contudo a nova onda da doença frustrou o setor. “Com o avanço da vacina contra a Covid-19, os órgãos que deixaram de lançar seus editais em 2020 já se movimentam para que seus concursos ocorram ainda neste ano. Sendo assim, todos os indicadores apontam para a direção de que o período pós pandemia apresentará super concursos”, explica o professor e sócio de um cursinho preparatório Gabaritar Concursos, Renato Cabral.

Ele diz que a expectativa é a melhor possível para o segundo semestre com a previsão a qualquer momento do concurso do ManausPrev cuja banca vai ser a Fundação Carlos Chagas o contrato já está assinado além de outros certames à vista. “Por conta disso a demanda em relação aos cursinhos preparatórios  tem aumentado de forma bem significativa. As turmas do certame para o Tribunal de Contas iniciou na terça-feira e já estão em anadamento”.

Ele diz que a retomada dos editais traz fôlego para o setor se recuperar das dificuldades enfrentadas no ano passado. “Durante 16 anos atuando nesse mercado a gente nunca havia se deparado com um ano inteiro sem edital como em 2020. Mas a gente espera que nos próximos meses a gente possa recuperar os prejuízos causados pela pandemia”. 

Victor Tanaka, gerente do Estratégia Concursos,  avalia o cenário é um dos mais positivos dos últimos meses para abertura de concursos, retomada de editais e a realização de provas. “2020 foi um ano de muito represamento de concursos em função da pandemia e que esse início de 2021”.  Para ele, esse segundo momento da pandemia nacional,  acabou atrapalhando muito a volta dos concursos, mas o segundo semestre tende a acabar voltando a abrir editais e a formar concursos, em função de dois pontos: muitos editais ficaram represados nesse período e os órgãos foram crescendo déficits de servidores e isso precisa ser reposto em algum momento. Segundo, a pandemia tende a melhorar, com as pessoas já sendo vacinadas.

“A expectativa e demanda seguem nessa linha, com expectativa bem alta, assim como a demanda por prova, afinal, os alunos que ficaram estudando mesmo em pandemia, já que muita gente perdeu o emprego, infelizmente, acabou vendo o concurso como uma alternativa de emprego e estabilidade”. 

O cursinho está  disponibilizando gratuitamente e-books com informações de diversos concursos, com resumos objetivos e cuidadosamente preparados com os principais tópicos das matérias cobradas nos mais recentes editais. Basta fazer um cadastro simples para obter os PDFs.

Como é muito alta a perspectiva de editais, entre os certames mais esperados estão o  TCE/AM, SES/AM (antiga Susam), Semsa, PC/AM, PM/AM, Corpo de Bombeiros e Prefeitura, este último confirmado com 5.000 vagas e edital até agosto. 

No  Amazonas, o Tribunal de Contas do Amazonas divulgou os novos editais do concurso TCE AM para provimento imediato de 40 vagas no cargo de Auditor Técnico de Controle Externo em diversas áreas. Além disso, as funções oferecem salários de R$ 8,3 mil. São contempladas as áreas de Auditoria Governamental, Auditoria de Obras Públicas, Auditoria de Tecnologia da Informação e vagas no Ministério Público de Contas. Vale lembrar que os documentos são retificações no Edital nº 01/2021 divulgado na segunda-feira (10). Segundo os novos editais do TCE AM, o concurso foi desmembrado em dois documentos: o primeiro edital traz as vagas de Auditor Técnico de Controle Externo nas áreas de Auditoria Governamental e Ministério Público de Contas. Já o segundo vem com as vagas nas áreas de Auditoria de Obras Públicas e Auditoria de Tecnologia da Informação. As inscrições devem ser realizadas no período de 21 de maio de 2021 a 22 de junho, exclusivamente no site da banca organizadora do concurso público, a Fundação Getúlio Vargas. Lembrando que é necessário efetuar o pagamento da taxa fixada no valor único para todos os cargos de R$ 185,00. As provas estão previstas para acontecer no mês de agosto.

Principais concursos previstos para 2021:

1. Concursos com bancas selecionadas:

a) TCE/AM – FGV. Um primeiro edital foi publicado em 10/5, mas foi revogado em 13/5. O órgão mencionou que ainda nesta semana publicará novo edital.

b) Manausprev – FCC;

2. Concursos com comissão formada

a) PC/AM;

b) Amazonprev;

c) Sepror/AM;

d) Secretaria Municipal da Mulher, de Assistência Social e da Cidadania (Semasc);

e) Secretaria de Saúde do Amazonas (SES) – o último, em 2014, teve mais de 11.000 vagas.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar