Segredos da Fênix em edição bilíngue

Já publicada na Espanha, terra natal do autor, “Segredos da Fênix” de Saturnino Valladares será lançado em Manaus no dia 25 de julho (Dia do Escritor). Esse é o primeiro livro de Valladares publicado no Brasil e virá em uma versão bilíngue. Segundo o autor, “Segredos da Fênix” é composto por uma série de poemas curtos, que formam, segundo o autor “um único poema”.

O livro de 2010 já havia sido publicado pela editora espanhola CELYA. “Secretos del Fénix”, é o terceiro livro de poemas de Valladares e o autor explicxa a gênese da obra. “Estes fragmentos poéticos nasceram no Rio de Janeiro uma década antes. Em Galiza formaram seu ninho e, desde ali, deslocaram-se crescendo nas Filipinas, Índia, Colômbia, Cuba, Quênia, Nicarágua, Dinamarca, Escócia, Portugal, Inglaterra e alguns outros lugares. No entanto, o Fénix teve que voltar ao Brasil, à Salvador na Bahia, para cumprir seu ciclo vital, para morrer e ressurgir de suas cinzas. Eram os anos de 2007 e 2008”, revela o autor.

De acordo com Valladares, “Segredos da Fênix” é o mais brasileiro dos seus quatro livros de poemas publicados até agora. 

Para o escritor Tenório Telles, que assina a orelha do livro, Saturnino Valladares poetiza um tema fundamental da tradição poética e que encerra em si os vigores da vida -da criação, do desejo, da morte, do renascimento -em que a força de Eros é vivificadora do humano e, ao mesmo tempo, ponte entre o profano e o sagrado.

“Eu me servi da ave Fênix como símbolo do erotismo, por sua capacidade de atravessar a morte como um período de transição para voltar à vida. Desde esta particular visão, o encontro amoroso converte-se num ciclo único e inquebrantável, onde miradas, carícias e clímax confundem princípio e fim em si mesmos, isto é, não existe o fim, nem a finalidade, unicamente a transição para uma nova fase amorosa”, completa o poeta.Telles reafirma que Saturnino é um autor que honra a tradição da poesia, e a precisão com que constrói seus textos evidencia o domínio da linguagem e o rigor com que tece a tapeçaria imagética que plasma sua poesia. “Nas malhas de seu canto e entre as camadas de seus versos, o eu lírico se insinua e se enuncia por meio do fogo que o consome. Ele, o poeta, é a Fênix entoada”, diz.

Para o autor é uma enorme satisfação se apresentar aos leitores deste país, que sente como próprio, na excelente edição da editora Valer e a cuidadosa tradução de Luana Ferreira Rodrigues. Contra o nada e o silêncio, o poeta se diz pelo canto – “feito de carne, sangue e desejo”, sintetiza Tenório Telles.

Sobre o autor
Saturnino Valladares (Espanha, 1978) é doutor “Cum Laude” em Literatura pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e trabalha como professor efetivo no curso de Língua e Literatura Espanhola da Ufam (Universidade Federal do Amazonas). Além da poesia erótico-amorosa de “Segredos da Fênix” (Editora Valer, 2017), Valladares publicou outros quatro livros de poesia: “Las almendras amargas”, “Cenizas”, “Secretos del Fénix” e “Los días azules” e diversos artigos de crítica literária e reportagens fotográficas, principalmente, na Espanha e Brasil, mas também produziu trabalhos na Argentina e Cazaquistão.

Sua tese de doutorado “Retrato de grupo com figura ausente” ganhou o Concurso da Deputación Provincial de Ourense 2016, na Espanha, e será publicada ainda em 2017. Sua poesia foi selecionada para fazer parte de várias antologias internacionais, como “Amour Fou. Ebrio Desván De Amores Locos” (Pigmalión, 2016), coordenada por Antonino Nieto Rodríguez, que inclui a autores espanhóis e hispano-americanos, ou “Poiesis Hispanoamericana: recopilación poética hispanoamerican”a (Editorial Río Negro, Perú, 2012). Valladares ainda foi vencedor do Concurso Literário “Ánxel Fole de relato 2008” em língua espanhola, com o conto “Mujeres para entretener a un preso”.

O QUE? Lançamento de “Segredos da Fênix” de Saturnino Valladares
QUANDO? Terça-feira (25), às 20h
ONDE? SESC Amazonas (Henrique Martins, 427 – Centro)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email