Segmento de micro-ônibus em evidência no Amazonas

Diante do impacto da pandemia no transporte de passageiros, o segmento de micro-ônibus segue mantendo oportunidades de negócios. Entre as razões, o distanciamento exigido pelas autoridades sanitárias aqueceu o setor de fretamento, com a substituição de vans por micros. Outras frentes de negócios são os setores de agro e mineração, que seguem resilientes. 

Por conta deste cenário, as vendas de micro-ônibus da companhia (marca Volare) representaram 30,2% da receita líquida da companhia no primeiro trimestre deste ano, que foi de R$ 251,9 milhões. 

O Amazonas reforça o potencial dentro desse mercado, tanto que a cidade Manaus (AM) se consolidou como um dos principais mercados do país para a companhia na venda do modelo. Somente no primeiro trimestre de 2021, a Volare entregou 43 veículos aos clientes da capital amazonense, o que representa um market share de 58,9% no estado.

“Para a Volare, unidade de negócios da Marcopolo, o Amazonas é um termômetro do mercado brasileiro, já que é um dos polos produtivos mais importantes do país e um forte mercado no segmento de fretamento. A capital amazonense, assim como todo o Estado, concentra indústrias de todos os setores e a Volare está preparada para atender às diferentes demandas locais. No primeiro trimestre de 2021, entregamos 43 veículos para clientes de Manaus, o que representa um market share de 58,9% no estado” comenta Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare

Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare – Foto: Divulgação

O representante da empresa destaca que os impactos causados pela pandemia possibilitaram uma reformulação do segmento de transporte de passageiros. Para o setor de micro-ônibus, as oportunidades de negócios se ampliaram, uma vez que o distanciamento determinado pelas autoridades sanitárias exigiu a necessidade de espaços mais amplos para os usuários. “Deste modo, a substituição de vans por micros se tornou fundamental para a garantia do transporte de pessoas. O setor de fretamento concentra a maior parte dos clientes da marca no Amazonas. Assim, a renovação e aumento das frotas de micro-ônibus manteve o mercado aquecido, com representatividade na receita líquida da companhia, com números superiores a R$ 270 milhões, um crescimento de 92% quando comparado ao mesmo período de 2020”. 

Segundo ele, o mercado amazonense sempre esteve entre os grandes consumidores de micro-ônibus da Volare antes mesmo do cenário pandêmico. Por isso, mesmo com a pandemia, as vendas se mantiveram aquecidas, principalmente pelo contexto do distanciamento social. 

Para o segundo semestre, com o avanço da vacinação, a tendência é a normalização na locomoção em transportes coletivos e assim, a retomada de forma gradual e contínua. O nosso segmento seguirá atento e a Volare identificando possibilidades de auxiliar neste crescimento, com veículos com mais opções de lugares, soluções em Biossegurança e adequações às normas de prevenção ao novo coronavírus. A linha New Attack, já vendida no estado do Amazonas, é uma resposta efetiva às perspectivas do crescimento.

 Amazonas reforça o potencial dentro do mercado para micro-ônibus – Foto: Divulgação

Lançamento

Com mercado de micro-ônibus aquecido pelo fretamento e o impulsionamento dos mercados de agronegócio, mineração e saúde, a Volare, unidade de negócios da Marcopolo, iniciou as vendas da linha New Attack, lançada no final de maio, com 200 unidades que serão destinadas aos estados do Amazonas e Bahia. 

A nova linha New Attack chegou ao mercado amazonense com 75 unidades vendidas em poucas semanas, entregues para oito empresas manauaras por intermédio da concessionária Macrobus”, avalia Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare.

De acordo com Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare, a nova linha permitirá reforçar e ampliar a liderança da marca no mercado brasileiro. “Procuramos aplicar uma evolução à uma linha que desde seu lançamento alcançou grande sucesso. Mantivemos todos os atributos reconhecidos pelos clientes e usuários e elevamos ainda mais os padrões de qualidade, segurança e acabamento”, destaca o executivo. 

Sobre o New Attack

Mantendo importantes diferenciais competitivos, o objetivo da linha New Attack é reforçar e ampliar a liderança de mercado da Volare. Os novos modelos New Attack 8 e New Attack 9 chegam ao mercado com design arrojado e moderno. As linhas leves, limpas e harmoniosas, acompanham as principais tendências no segmento automotivo. Os modelos seguem com os diferenciais competitivos já consagrados, como durabilidade, robustez, conforto e segurança. 

Nas versões Escolar, Executivo, Fretamento, Rural e Unidades Especiais, com largura de 2.200mm e 2.320mm, e capacidade para transportar até 44 passageiros, de acordo com a configuração, a linha New Attack é composta por modelos robustos e resistentes projetados para oferecer agilidade e segurança no transporte de passageiros desde centros urbanos para uso em aplicações severas. Um diferencial da nova linha, que proporciona maior versatilidade de acordo com a aplicação do cliente, é a disponibilidade de opções de altura de saia: city, standard e rural, esta exclusiva do modelo New Attack 8. 

Foto/Destaque: Divulgação

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