Pesquisar
Close this search box.

Secretarias de Segurança, Administração, Educação e a PGE têm novos titulares

O governo do Amazonas reuniu toda a sua equipe para anunciar mudanças no secretariado, uma forma de dar mais celeridade e reordenamento às ações do Estado em setores-chave da administração pública, segundo o governador Wilson Lima (PSC).

O general de divisão do Exército Brasileiro Carlos Alberto Mansur assumirá a SSP-AM (Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas) em substituição ao coronel Louismar Bonates que deixou o cargo para tratamento de saúde.

Maria Josepha Penella Pêgas, mais conhecida como Kuka Chaves, vai comandar a Secretaria de Estado de Educação e Desporto no lugar de Luís Fabian Barbosa. Ele agora assume o cargo de secretário de Governo.

O procurador Giordano Bruno Costa da Cruz substitui Jorge Pinho na PGE-AM (Procuradoria Geral do Estado do Amazonas). Ao anunciar os novos secretários, o governador Wilson Lima (PSC) ressaltou o empenho de sua equipe em atender às demandas da população.

“Temos gente qualificada. Todos nós aqui estamos no governo por um objetivo, que é dar uma contribuição para a sociedade amazonense. Todo mundo que está aqui tem esse comprometimento”, disse o governador. “Vejo nos olhos de vocês, quando converso com vocês, eu sei a origem de cada um de vocês e sei que vocês estão aqui porque confiam na minha boa intenção e sou muito grato por vocês estarem comigo, por enfrentarem esse desafio”, acrescentou Lima.

Ao passar o comando da SSP-AM ao novo secretário, Bonates adiantou que ainda este mês serão entregues lanchas para o transporte de tropas no interior do Estado.

“Agora os municípios polo vão poder se deslocar para comunidades mais distantes e longínquas, levar policiamento para aqueles locais”, afirmou Bonates, ressaltando também os resultados da Base Arpão e do Rocam Motos, que reforçam policiamento na capital e no interior.

Estratégias

O general Carlos Mansur destacou a importância dos trabalhos de Louismar Bonates na Segurança Pública. E disse que investirá ainda mais em logística e no aparelhamento das polícias no Estado, ações muito estratégicas para o combate à criminalidade.

“Para mim também vai ser uma honra compartilhar e trabalhar com esse seleto grupo que o senhor (governador) tem aqui, de secretários, de dirigentes das entidades da administração indireta. Então vai ser uma honra muito grande poder compartilhar e agregar trabalho junto com todos os senhores, todas as senhoras”, afirmou Mansur.

Jorge Pinho comandou a PGE-AM por três vezes. Ele afirmou ter contribuído no processo de contratação direta dos 3 mil técnicos de enfermagem que atuam nas unidades da rede de saúde.

“O governo aceitou a migração dos técnicos de enfermagem para dentro da folha de pagamentos do Estado. Foi o que eu considero água na fervura em relação às demandas da categoria. Foi um grande avanço”, disse Jorge Pinho.

Kuka Chaves afirmou que vai dar continuidade aos avanços na rede estadual de ensino de forma integrada, tendo como base os trabalhos de seu antecessor. “Nosso objetivo é levar mais benefícios a todas as unidades educacionais do Amazonas”, disse.  

Luís Fabian fez um balanço de sua gestão. “Fazer educação é algo que não traz resultados imediatos, um investimento no futuro. Nenhuma administração caminhou tanto no passado recente do nosso Estado como essa. Eu posso dizer que deixo a Secretaria de Educação com alegria extrema. Conseguimos caminhar na Seduc algo que não há precedentes”, afirmou Luís Fabian.

Fabian assume o cargo de secretário de Governo após remanejamento e mudança de nomenclatura de cargos. Dessa forma, o cargo de secretário-geral da Unidade Gestora da Cidade Universitária passará a denominar-se secretário de Governo e será remanejado para o Gabinete Pessoal do Governador. Wilson Lima anunciou que Luís Fabian coordenará projetos estratégicos da administração estadual.

Foto/Destaque: Diego Peres/Secom

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar