SEC apoia projeto “Sonora Brasil” em Parintins

O resgate da cultura musical brasileira em todos os seus aspectos – popular, regional, histórico e erudito –, enfoque do Projeto Sonora Brasil do Serviço Social do Comércio (SESC) – será apoiado pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura no concerto do Circuito 2015/2016, dos “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho e violas brasileiras”, que acontece com as quebradeiras de coco babaçu de São Luís do Maranhão (MA), nesta terça-feira (11), às 19h30, na sala multiuso 5º andar (Lado Caprichoso), do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, com entrada franca.
O concerto acústico que acontece em Parintins será realizado por um grupo composto por oito mulheres “Quebradeiras de Coco Babaçu”, que representam formas tradicionais das cantigas relacionadas a trabalhos rurais.
Na ocasião, 20 alunos do curso de Dança de Salão da Secretaria de Estado da Cultura, que acontece no Liceu de Parintins, irão se apresentar para o grupo, como forma de homenageá-las pelo trabalho que realizam, que envolve a defesa e valorização do trabalho das quebradeiras e também a preservação e a garantia de acesso às aéreas de ocorrência da Palmeira do Babaçu. Na oportunidade, as quebradeiras de coco babaçu irão conversar com os alunos do Liceu – Unidade Parintins e transmitir suas experiências e vivências culturais, além de conhecerem as atividades ali desenvolvidas.
“Para nós da Secretaria de Estado de Cultura é uma grande honra apoiar um projeto como o Sonora Brasil, que difunde a música de raiz, forma de expressão popular, com apresentações fundamentadas em pesquisas históricas. Essa é uma nova forma de apreciação da música artística e não comercial”, declarou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
O projeto temático tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil e busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, com apresentações essencialmente acústicas, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.
Em sua 18ª edição, o projeto Sonora Brasil percorre a região Norte com o tema ”Cantos de Trabalho”, que mostra a expressão musical relacionada às atividades laborais, fato social presente na cultura brasileira desde o século 18. Os cantos de trabalho podem cumprir funções diferenciadas e cumprem papel de aliviar o desgaste físico, aumentar a produtividade e podem servir como modo de externar o lamento e a crítica.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email