Sebrae lança programa educacional para EI

Com o objetivo de capacitar os empreendedores individuais, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou ontem, dia 30, durante a Semana do Empreendedor Individual, o programa que é baseado em soluções educacionais propostas pela instituição nas áreas de finanças, vendas, gestão, empreendedorismo, compras, planejamento e cooperação, e que recebe o nome de SEI (Sebrae Empreendedor Individual).
De acordo com o presidente da instituição, Luiz Barretto, a formalização é o primeiro passo para o empreendedor individual reunir condições para se consolidar e crescer. “O passo seguinte é o da capacitação. Por isso, o Sebrae desenvolveu essa linha de soluções, que auxiliará o profissional a ser mais competitivo e preparado para enfrentar os desafios impostos pelo mercado”, destacou.
Segundo Ricardo Sampaio, que é gerente da unidade de atendimento do Sebrae Amazonas, o SEI é composto por sete linhas de produtos: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Administrar, SEI Empreender e SEI Unir Forças para Melhorar. “Todo o programa foi desenvolvido estrategicamente visando a realidade do empreendedor, através do material didático, não se aprofundando tanto na questão teórica, e sim na prática, em que o aluno sai das oficinas capacitado para aplicar o aprendizado em seu negócio”, afirmou.
Os conteúdos serão oferecidos em formatos de oficinas (presenciais), cartilhas (impressas e em áudio), mensagens SMS por celular e kits educativos, com nova metodologia semipresencial. A exceção fica para a oficina na área de gestão, SEI Administrar, que será desenvolvida somente por meio da aplicação dos kits Aprender a Empreender e Aprender a Empreender – Serviços. O kit inclui também uma telenovela, produzida por meio de parceria com o canal Futura.

Projetos piloto

Antes de serem definidas, as metodologias foram aplicadas em projetos-piloto. Os temas SEI Vender, SEI Controlar meu Dinheiro e SEI Administrar foram testados e estão prontos para serem ministrados para grupos de empreendedores individuais de imediato. Os conteúdos das quatro oficinas restantes estarão disponíveis até agosto. As outras modalidades de aprendizagem, em formato de cartilha e de mensagens de texto no celular, devem ficar acessíveis a partir de setembro.

Sampaio conta que durante a Semana do Empreendedor Individual, que vai até este sábado, dia 2, muitos empreendedores têm se inscrito para participar do programa, mas que até o momento ainda não tem data e nem local definido. “Quem não puder comparecer a uma das tendas até dia 2, pode ir até o Sebrae mais próximo e fazer a sua inscrição”, informa o gerente.
As tendas da Semana do Empreendedor estão localizadas em 7 pontos da cidade, entre eles, na rua Barão de São Domingos, 125, no Centro, em frente ao Mercado da Manaus Moderna; Na Praça do Congresso, localizada na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro; e na Praça da Caixa D’água, na bifurcação da Avenida Penetração 4 com a Rua Treze, no Conjunto Castelo Branco, Parque Dez de Novembro.

Empreendedores Individuais

Até o momento, cerca de 1,2 milhão de trabalhadores autônomos e empreendedores, das 467 atividades profissionais previstas na legislação, se formalizaram como EI em todo o Brasil, sendo 13 mil do Amazonas. A maioria dos registros processados está relacionada aos setores de serviços e comércio.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email