Pesquisar
Close this search box.

Seap e Prefeitura tratam uso do programa ‘Trabalhando a Liberdade’

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e a Prefeitura de Manaus iniciaram, nesta quinta-feira (18/03), tratativas para uso da mão de obra do programa “Trabalhando a Liberdade” em obras municipais. A parceria deve render ocupação aos encarcerados do sistema prisional e ao público do regime semiaberto.

Estiveram presentes na reunião o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida; o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta; o secretário Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis; e o secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Magalhães.

Durante o encontro, Vinícius Almeida fez um balanço das obras extramuros realizadas pelos internos ao longo dos últimos dois anos. “O ‘Trabalhando a Liberdade’ surgiu em 2019 e hoje colhemos excelentes resultados. Temos mais de 1.200 mil apenados trabalhando e remindo suas penas, temos empresas de outros estados adentrando no sistema prisional do Amazonas para gerar mais emprego, temos parcerias com outras secretarias estaduais e agora iniciamos essa conversa com a Prefeitura. Só quem ganha é a sociedade, com menos um condenado voltando ao crime e com a economia gerada com o trabalho deles”.

Os reeducandos deverão trabalhar na recuperação de canteiros da cidade, com serviços de paisagismo e reposição de meios-fios, na produção de blocos e peças de concreto, em serralheria e outros.

O vice-prefeito vê na mão de obra carcerária um modo de minimizar danos econômicos. “O cenário adverso em que vivemos por conta da pandemia e queda de arrecadação de cerca de R$ 1 bilhão, nos leva a pensar em fazer parcerias para minimizar esses danos e prejuízos, sobretudo na questão da infraestrutura”. Marcos Rotta ainda observa o benefício abrangente do convênio.

“A Seap tem uma mão de obra, hoje prisional, porém extremamente qualificada, preparada e treinada que pode ajudar a cidade de Manaus e a administração do prefeito David Almeida em várias frentes. Esse futuro convênio deverá ser aprofundado junto ao governador e vai beneficiar a todos, tanto a cidade de Manaus, quanto a população”, ressaltou Rotta.

Continuidade 

Nesta sexta-feira (19/03), o secretário Vinícius Almeida e o vice-prefeito Marcos Rotta farão uma visita conjunta ao Passeio do Mindu, zona centro-sul da cidade, para avaliar as melhorias necessárias que deverão ser trabalhadas no local.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar