Pesquisar
Close this search box.

SAUDE

https://www.jcam.com.br/2014_FotoC4_2601.jpg

Entrar em forma e começar o ano em dia com a saúde é o desejo de muita gente. E uma das maneiras de conseguir um resultado satisfatório e prazeroso é a corrida de rua. Mas antes de dar o pontapé inicial na atividade física que conta com mais de seis milhões de adeptos no Brasil, é necessário passar por uma APP (Avaliação Clínica de Pré-Participação). “Nessa avaliação, o médico vai solicitar exames de acordo com a idade para verificar a possibilidade de presença de doenças e com a intensidade da atividade, variando desde lazer, passando por amador até profissional”, explica Luiz Augusto Lavalle, médico cardiologista.

Bateria de exames
Nos casos mais simples, além da avaliação clínica inicial, são realizados eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo e ácido úrico. Além do hepatograma (TGO, TGP, gama-GT, bilirrubinas, TAP/INR), exame de urina e exame parasitológico de fezes.
Já os exames funcionais, como o teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia, são indicados para atletas ou pessoas com mais de 60 anos de idade. “Fora desse quadro, necessidade de exames funcionais vai depender dos resultados da Avaliação Clínica Pré-Participação. Se houver alguma normalidade na APP, pode resultar em outros tipos de exames cardiológicos e não cardiológicos”, lembra Lavalle.

Atestado liberatório
O cardiologista salienta que ao final da avaliação o médico terá de fornecer ao paciente um atestado de aptidão ou liberatório para as corridas. Neste atestado, deverá constar o tipo de esporte para o qual a pessoa está apta de acordo com uma classificação específica que leva em conta a estática e a dinâmica da modalidade. “Não há nada que substitua a avaliação clínica inicial”, alerta o médico.

POR DENTRO – Exames obrigatórios na APP
Eletrocardiograma; hemograma completo; glicemia de jejum, ureia e creatinina; lipidograma completo; ácido úrico; hepatograma (TGO, TGP, gama-GT, bilirrubinas, TAP/INR); exame de urina; exame parasitológico de fezes são os exames que devem ser solicitados pelo médico.
Já exames que dependem do resultado da Avaliação Clínica de Pré-Participação (APP), obrigatórios para pessoas acima de 60 anos ou indicados para atletas são: teste de esforço; ecocardiograma de estresse; e cintilografia.

PESQUISA – Ômega 3 preserva saúde do cérebro
Mulheres com níveis mais elevados de ômega-3 têm volume cerebral maior em idades avançadas, o que preserva de um a dois anos a saúde do cérebro, segundo pesquisa publicada na revista “Neurology“, da Academia Americana de Neurologia. Redução do volume do cérebro é um sinal do mal de Alzheimer, bem como do envelhecimento normal do órgão. Pesquisadores analisaram níveis dos ácidos graxos ômega-3 EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosaexanoico) em células vermelhas do sangue de 1.111 mulheres que fizeram parte da Iniciativa Saúde da Mulher Estudo da Memória, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Oito anos após o começo do estudo, as mulheres pesquisadas, com idade média de 78 anos, fizeram ressonância magnética para medir o volume de seu cérebro.

LEVANTAMENTO – No Brasil 80% da população é sedentária
Recente estudo da SulAmérica, o 4° Saúde Ativa – Ramos de Atividade Econômica chegou a resultados preocupantes: todos os grupos pesquisados apresentaram elevados índices de sedentarismo, entre 49,8% e 63,4%. Levantamento também concluiu que mais de 50% das pessoas pesquisadas não praticam exercícios ou o fazem eventualmente, estatística vinte pontos percentuais superior à verificada para a população mundial. No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% dos brasileiros são sedentários e, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a inatividade é responsável pela morte de 3,2 milhões de pessoas por ano no mundo. Para o futuro, a estimativa da OMS é calamitosa: em 2030, a doença será a causa de 23,3 milhões de óbitos, número 6 milhões de vezes superior ao do ano de 2008,

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar