Santo Antônio do Içá é beneficiado

Uma ação integrada entre a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Içá, o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas) e o Se brae-AM (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Amazonas resultou na distribuição de 33 mil alevinos de tambaqui para os produtores da Aspisiçaense (Associação dos Piscicultores Içaense).
Essa foi a primeira etapa do projeto, que deve atender, nos próximos meses, novos piscicultores da região. A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na estrada do Areal, foi a primeira beneficiada.
A entrega foi feira no último dia 5 e os primeiros alevinos foram colocados nas barragens recém-construídas pelos produtores rurais.
O cultivo de peixes em barragens é uma atividade que vem ganhando destaque no município de Santo Antônio do Içá, distante 888 quilômetros de Manaus, e recentemente foi difundida com maior intensidade, obtendo êxito com alguns produtores.
Essa é uma das ações da prefeitura do município e Idam, que elegeu como uma das prioridades a piscicultura, propiciando a geração de emprego e renda às famílias interioranas e, consequentemente, o aumento da oferta de pescado no Estado.

Reprodução artificial

Medindo cinco centímetros, os alevinos são oriundos de reprodução artificial. Antes de serem distribuídos aos produtores, eles foram acondicionados em sacos plásticos, inflados com oxigênio .
Com a distribuição gratuita de alevinos, o Idam pretende garantir peixes nutritivos e de boa qualidade, possibilitando aos produtores o trabalho com uma piscicultura de subsistência e autoconsumo.
Os alevinos serão alimentados com ração tipo extrusada, fornecida pela própria prefeitura, na fase inicial do experimento. A unidade local do instituto vai fazer todo o acompanhamento técnico, necessário para o bom andamento do projeto.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email