“Santinhos” voltaram a sujar as ruas de Manaus

Apesar de uma eleição com força determinante na internet e redes sociais, em que as mídias com propostas de candidatos eram distribuídas virtualmente, no dia 15 de novembro a cidade de Manaus amanheceu suja, com os tradicionais “santinhos” de alguns candidatos jogados em ruas e calçadas. Uma prática que os próprios políticos dizem desaprovar colocando a culpa nas equipes de campo.

A intenção deste ato que vai contra meio ambiente e a cidadania, segundo alguns, é tentar convencer eleitores de última hora, que podem decidir pegar um “santinho” do chão e votar neste ou naquele candidato, mas o efeito pode ser inverso, pois o eleitor mais consciente identifica naquilo como algo desnecessário e cria ojeriza pelo candidato.

Elaborar projetos e propostas para uma cidade como Manaus, com tantos problemas não deve ser muito difícil, dessa forma os próximos 10 vereadores a seguir têm ideias plausíveis, outras que podem gerar certa polêmica, e até mesmo a lógica prevalece, como propostas para fiscalizar o executivo. Continuando, também vemos propostas para maior atenção da saúde primária, prevenção de drogas e alcoolismo, combate as lixeiras viciadas, internet disponível nos bairros carentes, volta do programa médico da família e melhoria das casinhas de saúde, leitura da bíblia nos bancos escolares, parques e brinquedo adaptados para crianças deficientes e recriação da SEMJEL – Secretaria Municipal de Juventude, esporte e Lazer.

Dr. Daniel Vasconcelos – PSC – 5.031 votos.

Daniel Vasconcelos é odontólogo, casado, natural de Óbidos no Pará e tem 46 anos de idade. Foi eleito pelo Partido Social Cristão (PSC) com 5.031 votos. Suas principais propostas estão nas ações do poder público em prol da sociedade, principalmente para a juventude e crianças, focando em atividades educacionais, esportivas e culturais, ampliando os espaços de academias ao ar livre com acompanhamento profissional e priorizando atenção a saúde primária da população da cidade de Manaus, com a melhoria das unidades básicas de saúde na capital e na zona rural metropolitana. 

Allan – PSC – 4.401 votos.

Psicólogo por formação, Allan Campelo foi eleito pelo Partido Social Cristão (PSC), para o seu primeiro mandato na câmara municipal de Manaus, com 4.401 votos. Especialista em dependência química e saúde mental pretende desenvolver propostas para a prevenção às drogas com a criação de uma clínica municipal para recuperação de dependentes químicos, ampliando atendimento aos seus familiares e acima de tudo um trabalho que ajude na prevenção do vicio com projetos nas escolas municipais da cidade de Manaus. Allan Campelo tem 49 anos e é natural de Manaus.

Fransuá – PV – 4.828 votos.

Fransuá é um dos vereadores que foi reeleito em 2020 com 4.828 votos, pelo Partido Verde (PV). Tem com uma de suas propostas a continuidade de projetos na área ambiental, como ampliação dos “jardins ecológicos” para combater lixeiras viciadas nas ruas de Manaus, e ampliação da rede de esgoto, além da criação do programa gari comunitário com atuação nos becos e igarapés da capital. Fransuá tem 44 anos, é doutorando em administração, mestre em engenharia de produção pela UFAM, especialista em marketing além de coautor no livro Manual em sistema de informações e administração de materiais. 

Lissandro Breval – (AVANTE) 4.801 votos.

Lissandro Breval tem 42 anos, é diretor do Amazonas FC, já foi gestor da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS. Eleito para o primeiro mandato pelo AVANTE com 4.801 votos, Breval tem como uma de suas propostas a democratização no uso da internet dentro dos bairros de Manaus através de parcerias público-privada, com isso teria a criação de Comunidades digitais para que pessoas que não tenham como pagar o acesso possam acessar a rede facilitando a inclusão digital. Durante a pandemia o acesso a internet foi determinante para educação e a falta dela para os menos privilegiados mostrou essa exclusão.

Márcio Tavares – Republicanos – 4.681 votos. 

Márcio Tavares é um dos novatos para a câmara municipal de Manaus a partir de 2021. Com propostas para área da saúde com a criação de emendas para reforma de casinhas e saúde e unidades básicas de saúde na cidade de Manaus. Márcio Tavares pretende lutar pelo retorno do médico da família, programa criado na gestão do prefeito Alfredo Nascimento, que visava ampliar o atendimento as comunidades de baixa renda nos bairros da capital, com suporte de médicos, auxiliares de enfermagem. 

Caio André – PSC – 4.666 votos

Ex-secretário estadual de juventude, esporte e lazer, Caio André, do Partido Social Cristão, conseguiu se eleger para o primeiro mandato de vereador com 4.666 votos. Tem como principal meta propor a reativação da Secretaria Municipal de Juventude, esporte e Lazer (SEMJEL) e do conselho municipal de esporte. Além disso, vai propor o retorno do projeto bolsa atleta, políticas públicas de acessibilidade para atender os paratletas de Manaus, incentivar a pesca esportiva em âmbito municipal em parceria com os ribeirinhos, e fiscalizar as ações da prefeitura para que as ações cheguem a todos. 

Raiff Matos – Democracia Cristã – 4.621 votos.

Eleito pela primeira vez para vereador Raiff Mattos, do Democracia Cristã se elegeu com 4.621 votos, músico e ator, bacharel em Marketing e teologia, Raiff pretende desenvolver o projeto “Bíblia na escola”, que tem com finalidade levar para os bancos escolares não uma doutrina, mas preceitos cristãos de respeito, moralidade e valorização da família tradicional manauara, na mesma linha pretende lutar contra políticas que defendam o aborto, bem como combater propostas em favor a legalização das drogas.

Professor Samuel – PL – 4.461 votos.

Professor Samuel, 62 anos, casado, amazonense, foi reeleito para o terceiro mandato pelo PL (Partido Liberal), com 4.461 votos. Pretende dar continuidade ao trabalho que vem realizando na câmara dos vereadores, com projetos voltados para educação na infância, como o projeto de lei, “Infância sem pornografia”, que tem como objetivo evitar a exposição de crianças a conteúdos que induzam a erotização precoce dos menores, ao mesmo tempo que é autor da lei que obriga parques públicos e privados a terem um percentual de brinquedos adaptados para crianças deficientes.

Ivo Neto – Patriota – 4.430 votos.

Ivo Neto, foi conselho tutelar por duas vezes, e neste ano de 2020 conseguiu se eleger para o primeiro mandato de vereador pelo Patriota com 4.430 votos. Ivo Neto acredita que através do esporte e da cultura contribuem para uma sociedade melhor. Dessa forma, tem propostas para incentivar ações culturais dentro dos bairros e comunidades, principalmente no setor musical, bem como, criar ações esportivas valorizando atletas autistas que possuem habilidades identificando suas casas com símbolos do autismo para que a comunidade possa respeitar a sensibilidade em relação a som alto e perturbação.

William Alemão – Cidadania – 3.237 votos. 

O Empresário William Lauschner, conhecido por ser proprietário do bar Porão do Alemão, é também um dos estreantes na câmara municipal de Manaus. William ganhou notoriedade durante o auge da pandemia entre abril e maio, quando criticou a severidade dos decretos de fechamento de diversos estabelecimentos comerciais. William tem propostas para premiar as UBS (Unidades Básicas de Saúde) com melhor avaliação, ao mesmo tempo que estará nas ruas para fiscalizá-las, no seu planejamento está a proposta de ampliação destas unidades tendo em vista o atendimento da zona rural.

Reportagem de Sandro Abecassis

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email