Pesquisar
Close this search box.

Santarém recebe jornalistas

O município de Santarém, no Pará, será o centro das atenções de toda imprensa especializada em turismo no mês de outubro. Tendo como tema  “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”, a cidade vai sediar o Encomtur (Encontro Nacional de Jornalistas de Comunicadores de Turismo), entre os dias 14 e 23 de outubro.

O encontro acontecerá nos dois destinos turísticos mais procurados no Estado do Pará. A realização está confirmada para o período de 14 a 20 de outubro, em Santarém, com extensão à Ilha de Marajó, entre os dias 21 e 23, envolvendo uma programação técnica, de vivência e alternativas que se apresentam para o setor.

As inscrições já estão abertas, pelo link encomturpara.yetilab.net. E acontecerá nas modalidades presencial e híbrida, para jornalistas e demais comunicadores especializados em Turismo, bem como para profissionais da área dos setores público, privado e entidades. 

O encontro prevê a participação de cerca de 120 profissionais. A abertura oficial será dividida em três momentos, na Casa do Saulo, com as presenças de representantes do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Ministério do Turismo, Confederação Nacional do Comércio/Diretoria de Turismo, Fecomércio-PA (Federação do Comércio do Estado do Pará), Sebrae Pará, Cetur-PA (Conselho Empresarial de Turismo, Hospitalidade, Bens e Serviços). A programação incluirá apresentação de carimbó e degustação de quitutes e drinques regionais e desfile de biojoias.

Para os dias seguintes, estão programadas palestras, pré-lançamento do Observatório do Turismo do Pará, apresentação do case da 8ª Rota Rural/PA, mesas redondas sobre Turismo Gastronômico, Turismo Religioso em Belém, Turismo de Natureza em Santarém, experiências turísticas de Salinópolis, Marajó, Augusto Correia e Parauapebas.

O evento conta com apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Fecomércio/PA, Cetur/PA, Secretaria Regional de Desenvolvimento do Marajó, Associação Comercial de Santarém, Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur), Conselho de Turismo do Município de Belém (Comtur), Coordenação de Turismo de Belém (Belémtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/PA); Associação Brasileira de Organização de Eventos, Congressos e Feiras (Abeoc); Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA); Sindicato dos Diretores Lojistas do Pará (Sindilojas); Associação Búfalos do Pará (ABF), entre outros parceiros. (Com informações da Gazeta Popular)

NEGÓCIOS NO CHILE

De 19 a 22 de outubro, o Ministério de Relações Exteriores do Chile, ProChile, e Sernatur (Secretaria Nacional de Turismo do Chile) promoverão um encontro virtual entre empresas brasileiras e chilenas, com o objetivo de potencializar as relações comerciais entre os dois países. O evento envolverá setores da indústria, serviços e turismo, compartilhando também materiais institucionais que envolvam inovação e atração de investimentos. A Rodada de Negócios será o principal evento organizado pelo ProChile no Brasil em 2021. Em um espaço virtual se reunirão compradores internacionais com empresas chilenas.

EUA ABERTOS

Foto: Divulgação

Em decisão válida para todos os países estrangeiros a partir de novembro, incluindo o Brasil, os EUA anunciam a suspensão das restrições para entrada de viajantes totalmente vacinados (duas doses ou dose única). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) pelo presidente norte-americano Joe Biden. Apesar de indicar a flexibilização para o começo de novembro, o comunicado da Casa Branca não cita data específica. O governo indica ainda que os turistas deverão apresentar um comprovante de vacinação. Hoje, a entrada de turistas internacionais está limitada à certas nações.

TEATRO 125 ANOS

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, foi aberta oficialmente a contagem regressiva dos 100 dias para o aniversário de 125 anos do Teatro Amazonas, com o lançamento da exposição temática, que traz uma linha do tempo e painéis informativos sobre a construção do patrimônio histórico. Entre os destaques da mostra, localizada no Salão Verde, estão plantas de construção, tecidos e objetos, considerados relíquias. “São peças originais que o público ainda não teve acesso e que geram muita curiosidade e orgulho”, afirmou Sigrid Cetraro, diretora do Teatro Amazonas.

JOÃO PESSOA QUALIFICA

A Prefeitura de João Pessoa deu um passo importante para qualificar ainda mais os profissionais que atuam diretamente com os turistas que visitam a capital paraibana. Está oferecendo 60 vagas para aprendizado em línguas inglesa e espanhola ministrado pelo Celest – Centro de Línguas Estrangeiras Municipais. As inscrições são gratuitas e começaram no dia 16), destinadas para profissionais de recepção e mensageiros de hotéis, garçons, bugueiros e guias de turismo. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso de Inglês e 30 vagas para Espanhol. Para se inscrever: [email protected].

MUSEU EM BONITO

Foto: Divulgação

Um dos principais atrativos turísticos de Bonito, a Nascente Azul está prestes a inaugurar um museu subaquático. Inédita no destino, a nova atração dará a oportunidade de contemplar obras de arte em cenário único, em contato direto com a natureza. O museu deve ser aberto ao público até o final de outubro. A ideia é criar um espaço em que os artistas possam se expressar através de suas obras de arte. Na primeira exposição, as estátuas submersas vão tratar de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. Aliás,  a Nascente Azul tem em seu DNA sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

LUMMERTZ CONFIRMADO

“A sede por atividade e lazer é maior do que a oferta. Por isso precisamos nos unir – Estado e Municípios – para formatação de produtos turísticos”, tem afirmado em suas exposições, o ex-ministro e Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz, cuja presença está assegurada no 4º Conexidades, na estância turística de Olímpia, de 23 a 27 de novembro. Lummertz terá a mostra da Secretaria de Turismo e Viagens com um estande junto ao Pavilhão dos Municípios, aonde serão mostrados os produtos e vocações de várias cidades do estado.

VISITAS A FOZ

O hotel Foz do Marinheiro recebeu duas visitas na última semana. Uma deles foi de um grupo que representa o projeto Maravilhas do Rio Grande, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que contempla 14 municípios, incluindo Cardoso. O secretário local de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer, Ehder Gustavo Luiz da Silva acompanhou a comitiva e ajudou na apresentação dos pontos turísticos da cidade. De acordo com o turismólogo Evandro Ferreira, coordenador da Câmara Temática de Roteiros e Atrativos, o principal objetivo da visita foi conhecer as estruturas. 

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar